Na manhã desta segunda-feira, 9 de dezembro, o Parque Nacional do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, registrou uma vazão das águas das Cataratas do Iguaçu que chegou a sete milhões e 840 mil litros por segundo.
Em 2024, o número mais alto até então registrado havia sido em maio e em julho, meses em que as quedas ultrapassaram a marca de oito milhões de litros d'água por segundo.
Já no ano passado, a maior vazão foi de impressionantes 24 milhões de litros d'água por segundo, no mês de outubro, um aumento de 16 vezes na média, que é de um milhão e 500 mil litros d'água por segundo.
Cataratas do Iguaçu
Apesar da grande quantidade de água, a Trilha das Cataratas segue aberta normalmente.
Porém, a Trilha Ytepopo e os caminhos das Bananeiras e do Poço Preto estão fechados por tempo indeterminado, devido ao aumento do nível do rio. Segundo informou a concessionária do atrativo, via release para a imprensa, a previsão é de que a vazão diminua nas próximas horas.
Para quem pretende visitar essa Maravilha Mundial da Natureza, na alta temporada, o Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado. De 21 de dezembro a 31 de janeiro de 2025, a unidade abrirá todos os dias, das 8h às 16h.
Atualmente, o parque conta com diversas atrações, como acessos para ver o nascer e pôr do sol, passeio noturno com menu de queijos e massas no Restaurante Porto Canoas, e visita guiada de bicicleta.
Brasileiros pagam R$ 105, incluindo transporte do Centro de Visitantes até as Cataratas do Iguaçu, uma rota interna de aproximadamente 11 km. Já as experiências extras custam a partir de R$ 160 (tour de bike).