Hora de pensar nas viagens de fim de ano!

Deixar para o último momento? Nunca mais! Chegou outubro, o que significa que estamos no último trimestre do ano, momento em que começamos a repassar mentalmente o que ainda falta realizar antes de 2024 acabar. Porém, há um assunto nessas 'reflexões de fim de ano' que cada vez mais as pessoas deixam para a última […]

8 out 2024 - 11h16

Deixar para o último momento? Nunca mais!

Chegou outubro, o que significa que estamos no último trimestre do ano, momento em que começamos a repassar mentalmente o que ainda falta realizar antes de 2024 acabar. Porém, há um assunto nessas 'reflexões de fim de ano' que cada vez mais as pessoas deixam para a última hora, mas acredite, elas não deveriam: as férias. A Malu conversou com duas especialistas em turismo e reuniu dicas para você correr e reservar aquele passeio maravilhoso a tempo do réveillon!

Foto: Revista Malu

Uma má notícia para os atrasados… 

Acima de seis meses de antecedência. Essa é a recomendação de Viviane Pio, Diretora de Vendas da CVC, para que a viagem de fim de ano seja planejada. "Assim, quando chegar a época, você já terá quitado toda ou a maior parte da viagem, e o adiantamento das férias pode ser utilizado para agendamento de passeios, gastos com alimentação e compras no destino turístico. E quanto mais disputado o destino, melhores serão os preços se você reservar antes. Para o final de ano, os mais buscados costumam ser os nacionais no nordeste, como Alagoas, Pernambuco e Paraíba", explica ela.

Publicidade

Mas calma, se você não se programou, ainda tem jeito! "Se a escolha ou a decisão da viagem ficou para a última hora, opte por garimpar promoções. Na CVC temos o 'saldão de pacotes' com preços de última hora, por exemplo. Você também pode procurar as opções em voos fretados, que costumam oferecer preços atrativos", orienta ela. "Mesmo para viagens ao exterior, ainda é possível para alguns destinos, porém será mais complicado, especialmente por conta das documentações. Muitos países pedem apenas passaporte válido, mas ele deve ter validade superior a três meses em relação à estadia prevista. Na dúvida, busque a ajuda de um consultor de viagens e verifique as informações no portal do Ministério das Relações Exteriores", complementa Alessandra Kradich Perez, consultora da Alabastour Viagens.

Organizar as viagens? A hora é agora!

O que não é uma boa ideia, mesmo, é realmente deixar para ver a viagem faltando poucas semanas para o final de ano, já que além dos preços subirem, os horários costumam ficar cada vez mais restritos. "O melhor de se planejar é que quanto mais cedo, melhores os preços, horários e tempo para contornar algo que sair fora do que foi organizado. Mas caso não tenha jeito e a escolha fique para última hora, quanto menos popular for o destino nessa época do ano, melhores as chances de conseguir uma boa promoção. E flexibilize a busca, porque em alguns dias durante a semana fica mais fácil surgirem promoções", afirma Alessandra.

Dicas de especialista! 

Muitos de nós ficamos com a dúvida de qual a melhor opção: ir direto a uma agência de viagens ou pesquisar por conta própria. Viviane nos conta que algumas agências têm acordos diretos com os hotéis, então terão pacotes de viagens mais em conta do que se você tentar pesquisar sozinho. "Na dúvida, verifique se a operadora tem acordos. Alguns hotéis repassam valores mais em conta somente para agências, já que elas garantem uma melhor ocupação das hospedagens ao longo do ano", explica.

Alessandra deixa outra dica. "Para economizar no seguro-viagem, alguns cartões de crédito têm um benefício onde, se comprar a viagem com o mesmo, ganha o seguro. Sempre vale a pena verificar se a bandeira que você usa tem essa opção. Mas claro, sempre veja qual o valor da cobertura deste seguro e o que contempla, porque se você sentir necessidade pode contratar apenas um adicional."

Publicidade

Vai usar as milhas? Cuidado!

Alessandra explica que o programa de milhas, apesar de ser uma facilidade, não tem uma regulamentação clara no Brasil. Portanto, se você for optar por gastá-las no fim de ano, procurar por um consultor de viagens é imprescindível para evitar surpresas ruins, já que, além de terem acesso a tarifas menores, alguns consultores oferecem suporte 24 horas por dia. "E dê preferência aos programas de milhas das companhias aéreas, tais como: Tudo Azul, Iberia Plus, Smiles, AAdvantage, Latam Pass, etc", aconselha.

E lembre-se: não existem milagres! "Se os valores pesquisados estiverem muito abaixo do mercado, desconfie. Dê preferência a empresas que estão consolidadas no mercado e pesquise sempre a reputação delas. Encare sua viagem como um sonho a ser realizado, algo pelo qual vale a pena investir", finaliza.

Revista Malu
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se