O oeste da Europa é onde estão destinos como Barcelona, Paris e Roma, e isso contribui para que o leste europeu seja um terreno ainda relativamente inexplorado pela maioria dos turistas, que conhecem apenas algumas cidades principais, como Budapeste, na Hungria, e Praga, na República Checa. Mas, além de preços mais acessíveis e destinos protegidos do grande turismo, a Europa do leste tem uma grande oferta de lugares que são ótimas paradas pela gastronomia, cultura ou arquitetura. Confira a lista, feita pelo site da CNN, que traz recomendações de cidades do leste europeu que merecem ser visitadas.
1. Poznan, Polônia
Situada às margens do rio Warta, no ôeste da Polônia, a cidade de Poznan é conhecida como a capital gastronômica do país e encanta os visitantes com seus tradicionais pratos locais, como perogi e golonka. As ruas em volta da praça de Stary Rynek são ótimas para começar um circuito de restaurantes, passando em locais como a Ratuszova e o pequeno e tradicionalíssimo Vine Bridge.
2. Odessa, Ucrânia
Pérola do Mar Negro, Odessa é um destino muito frequentado por ucranianos e russos durante o verão europeu. Praias de areia branca, uma linda arquitetura e uma vida noturna agitada fazem parte das atrações da cidade ucraniana.
3. Sibiu, Romênia
Apelidada de “Praga sem turistas”, a cidade de Sibiu está localizada na região romena da Transilvânia. Situada a cerca de 300 km da capital, Bucareste, Sibiu mistura diferentes arquiteturas que se iniciaram em sua fundação, no século 12, e conta com numerosas igrejas e galerias de arte, além de uma hospitalidade única.
4. Karlovy Vary, República Checa
A 130 km de Praga, capital da República Checa, a pequena cidade de Karlovy Vary ficou famosa como destino de lazer de celebridades europeias, que se dirigiam até lá para aproveitar seus numerosos spas. Beethoven, Wagner, Goethe e até James Bond, que teve cenas de Casino Royale gravadas no local, passaram por lá.
5. Kotor, Montenegro
Localizada numa charmosa baía do litoral de Montenegro, Kotor é um vilarejo intocado e inteiramente protegido, já que é Patrimônio Mundial da UNESCO, levando seus visitantes a uma verdadeira viagem no tempo. Rodeada de forticicações, Kotor preserva sua arquitetura original, que ganha uma beleza ainda maior combinada com as águas límpidas do Adriático.
6. Durrës, Albânia
A uma hora de carro de Tirana, capital da Albânia, Durrës é um destino perfeito para curtir o sol do verão europeu em um lugar diferente e muito animado. Com areias banhadas pelo Mar Adriático e uma vida noturna agitada pelos numerosos jovens que passam suas férias no local, Durrës oferece também opções de cultura, com suas magníficas ruínas romanas.
7. Veliko Tarnovo, Bulgária
Espetacularmente localizada numa colina entre dois desfiladeiros, Veliko Tarnovo preserva os encantos de quando era a capital da Bulgária medieval. Pequenas ruas de pedra, casas com tetos vermelhos e igrejas bizantinas em meio a um ambiente romântico fazem da cidade um destino totalmente único.
8. Kosice, Eslováquia
Com suas mansões barrocas e sua arquitetura imponente, que inclui a bela catedral gótica, a cidade de Kosice ganhou o apelido de “joia do leste”. Além de uma linda arquitetura com menos agito do que em Bratislava, capital da Eslováquia, Kosice tem uma rica vida cultural que conta com um museu de cera e um teatro cigano.