A Lonely Planet lançou um livro das 100 melhores praias do mundo. Para dar um gostinho dos cenários paradisíacos, a editora soltou uma lista com 20 destinos. E o Brasil está entre elas, com a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em segundo lugar.
A praia carioca é citada por seu famoso pôr do sol "frequentemente aplaudido pelos locais" e os postos de salvamento, que dividem a praia entre os diferentes públicos. A editora ainda lista os diferentes públicos e as atividades desempenhadas pelos frequentadores da praia.
As melhores praias do mundo estão, como o nome diz, espalhadas pelos quatro cantos do globo. A Austrália, por exemplo, está no topo da lista com Byron Bay, no extremo leste do continente. A praia número 1 tem uma série de atributos: uma onda fantástica para surfistas, trilhas que possibilitam observar a vista a partir de diferentes ângulos, indícios que apontam para a história local e, logo ali perto, na floresta subtropical, fauna que inclui coalas e perus.
Um pouco mais ao norte, já na Ásia, está a terceira melhor praia do mundo de acordo com os editores da Lonely Planet. É Ao Maya, ou Maya Bay, que fica em Ko-Phi Phi, na Tailândia. O cenário explodiu há mais de duas décadas após ter aparecido no filme "A Praia" (2000), estrelado por Leonardo Di Caprio.
O excesso de turistas, porém, foi um dos principais responsáveis para que a sujeira ficasse presente na praia e os corais fossem danificados. A praia chegou a ser fechada e atualmente há uma série de restrições para aqueles que querem visitar suas águas cristalinas. Turistas precisam desembolsar um valor para poder ir até o local.
Já na África, um dos cenários escolhidos foi a Ilha de Mnemba, no arquipélago de Zanzibar. De acordo com a Lonely Planet, o local, na costa da Tanzânia, é a quarta melhor praia do mundo, acessível apenas aos hóspedes do resort "andBeyond", que acomoda 23 pessoas. "Esta linda praia de areia branca é como o seu paraíso costeiro pessoal. Delicie-se com longas caminhadas e desfrute de alguns dos melhores mergulhos e snorkeling ao redor".
Uma centena de praias pode parecer muito, mas a quantidade de litorais e costas – conhecidas e desconhecidas –, dá uma ideia do punhado que o grupo representa perante o mundo. O Brasil ainda aparece no top 100 com a Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha.
Os próprios organizadores do guia prometem que foram criteriosos na escolha: "Enviamos nossos escritores a todos os lugares em busca de litorais agitados pelas ondas e paraísos de difícil acesso (...) Da Albânia ao Iêmen e em todos os lugares, nossa equipe nadou, mergulhou com snorkel, bebeu coquetéis e caminhou pelas florestas tropicais, para criar a bíblia da praia definitiva".
Veja as 20 melhores praias divulgadas previamente pelo guia:
- The Pass, Byron Bay, Austrália
- Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
- Ao Maya, Ko Phi-Phi, Tailândia
- Ilha Mnemba, Zanzibar, Tanzânia
- Sarakiniko, Milos Cyclades, Grécia
- Chesterman, Tofino, Canadá
- Cabo San Juan del Guía, Parque Natural Nacional Tayrona, Colômbia
- Anse Source d'Argent, La Digue, Ilhas Seychelles
- Balandra, La Paz, México
- Punta Paloma, Tarifa, Espanha
- Punta Rata, Brela, Croácia
- Oeste, Berneray, Escócia
- Rauðasandur, Islândia
- Rosa, Ilha de Padar, Indonésia
- Dueodde, Nexø, Dinamarca
- Keem Bay, Keel, Irlanda
- Ruby, Parque Nacional Olímpico, Washington, Estados Unidos
- Stanhope, Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá
- Radhanagar, Ilhas Swaraj, Índia
- Pacífico, Siargao, Filipinas