Oferecimento

João Pessoa, a cidade que nasceu de costas para o mar

A capital da Paraíba só avançou em direção ao mar, a partir dos anos 1940. [...]

5 jan 2025 - 08h26
(atualizado às 09h50)

João Pessoa, a terceira cidade mais antiga do Brasil, nasceu de costas para aquilo que a Paraíba tem de melhor: suas praias.

Isso não quer dizer que, naquele final de século 16, faltassem motivos cênicos para encantar portugueses. Porém, para defender a nova conquista, a atual capital paraibana ficaria isolada, às margens do Rio Sanhauá, durante décadas. A cidade só avançaria em direção ao mar, a partir dos anos 1940.

Publicidade

E, pelas notícias recentes, não deve tirar os pés da areia tão cedo.

Barra de Gramame
Barra de Gramame
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Segundo pesquisa da plataforma de viagens Booking.com, a capital da Paraíba deve se consolidar como a terceira cidade mais procurada por turistas de todo o mundo em 2025. O estudo reforça a tendência global, como a busca por lugares menos explorados (que, até pouco tempo atrás, era o caso de João Pessoa).

O destino brasileiro ficou atrás apenas de Sanya, na China, e Trieste, na Itália.

Considerada uma das cidades mais verdes do mundo, João Pessoa é conhecida pela arquitetura colonial do Centro Histórico, com destaque para o Conjunto Franciscano, e pelo Farol do Cabo Branco, que marca o ponto mais oriental das Américas.

Publicidade

Mas quem chega ali quer mesmo é colocar o pé na areia.

Conheça praias de João Pessoa

A Paraíba tem menos de 140 km de litoral e os deslocamentos são sempre curtos, entre uma praia e outra. Assim, dá para tomar o café da manhã no extremo sul do estado, almoçar em João Pessoa e ainda sobra tempo para pegar o pôr do sol em um dos últimos trechos selvagens do litoral paraibano, no norte do estado.

Entre o Bessa e Jacarapé, João Pessoa tem 24 km de praias urbanas, incluindo faixas de areia como Tambaú e Cabo Branco, bairros com a maior concentração de serviços turísticos, como hotéis e restaurantes.

São tantas por ali que o dia até se apressa em chegar em uma das praias da Paraíba.

Considerada o ponto mais oriental das Américas, a 14 km do centro da cidade, a Ponta do Seixas é o endereço brasileiro em que o Sol nasce primeiro, onde dá para vê-lo do alto de um mirante sobre uma falésia.

João Pessoa
Foto: Cacio Murilo/PBTur / Viagem em Pauta

Já a Praia do Bessa, com 5 km de extensão, é um dos endereços turísticos mais movimentados do litoral pessoense, onde arrecifes garantem águas calmas e de tons mais claros que formam piscinas naturais de fácil acesso e ideais para prática de caiaque e SUP.

Publicidade

No extremo sul da cidade, no limite com o município Conde, a Paraíba vê o mar se encontrar com o rio. Ali, a Barra de Gramame fica aos pés de falésias de tons alaranjados, onde um banco de areia forma uma lagoa de águas doces, bem enfrente a um mar agitado que não convida para banho.

Região Metropolitana de João Pessoa

A 18 km de João Pessoa, o município de Cabedelo vê seu calçadão beira-rio se encher de turistas, diariamente, para a apresentação do músico Jurandy do Sax, uma das atrações turísticas mais procuradas do estado.

O motivo é o Bolero de Ravel que o artista toca, durante o pôr do sol.

Desde que começou, sem compromisso, no início dos anos 90, Jurandy já tocou a música mais de 9 mil vezes sobre uma canoa que vai circulando entre catamarãs atracados no rio Paraíba, em frente ao boulevard com lojas e área gastronômica.

VEJA VÍDEO

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se