Os turistas no Lago de Como, na Lombardia, norte da Itália, podem agora adquirir um souvenir um tanto polêmico sobre a localidade: uma lata que contém o ar da cidade.
De acordo com o idealizador da proposta, Davide Abbaniale, "a ideia não é vender o ar de Como em si, mas vender uma recordação, uma emoção de uma viagem em um dos lugares mais icônicos do mundo".
Abbaniale defende o projeto como sendo "a venda de um conceito", já que a garrafa com o ar do Lago de Como "não passa de uma provocação, tendo em vista que é impossível engarrafar o ar para vendê-lo."
Provocante também é o valor da lembrança, cujo preço é 10 euros (R$ 62,9) e pode ser adquirida em uma livraria da cidade.
A iniciativa, porém, divide a opinião dos turistas que passam pela região. "Acho que o melhor é ir a Como e respirar o seu ar", afirmou um viajante, enquanto um turista italiano de Nápoles confirmou que comprou a latinha com o ar local.
O Lago de Como está entre as localidades mais visitadas da Itália, recebendo aproximadamente 1,4 milhão de turistas por ano. Incrustado nos Alpes, é famoso por sua fascinante beleza natural, além de reunir diversas residências de luxo.