O prêmio World's Best Vineyards 2023 elegeu a argentina Catena Zapata como a melhor vinícola de enoturismo do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito no dia 12 de julho em Rioja, na Espanha. O ranking não avalia somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas também os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista - tudo o que contribui para a experiência do visitante.
Todos os cantos do mundo apareceram no top 50. A sul-africana Creation (4ª posição), a francesa Château Smith Haut Lafitte (5ª posição), a neozelandesa Rippon (11ª posição), a estadunidense Jordan Vineyard & Winery (20ª posição) e a japonesa Château Mercian Mariko Winery (38ª posição) foram os destaques de seus continentes. Além do primeiro lugar, 15 vinícolas da América do Sul foram classificadas no ranking: sete chilenas, seis argentinas e duas uruguaias. Nenhuma vinícola brasileira entrou na lista.
1° lugar - Catena Zapata, Argentina
Fundada em 1902, a vencedora do prêmio é uma vinícola familiar de Mendoza, meca dos adoradores de vinhos na Argentina, reconhecida como a responsável por revolucionar os vinhos do tipo Malbec.
Entre as experiências oferecidas aos visitantes está a "Vinho & Música", que contempla um tour pela vinícola e a degustação de cinco vinhos "harmonizados" com diferentes estilos musicais. Confira todos os passeios oferecidos e faça a sua reserva aqui.
Em março de 2023, a vinícola inaugurou seu primeiro restaurante, o Angélica - Cocina Maestra. Com arquitetura inspirada nas vilas italianas, o restaurante segue o conceito "wine-first", em que o vinho é tido como peça central, e não apenas um complemento à comida.
+ Descubra a melhor maneira de fazer câmbio na Argentina
2° lugar - Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, Espanha
Eleita vice-campeã mundial pelo terceiro ano consecutivo, a espanhola Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja, fica em uma construção icônica com paredes inclinadas, janelas em ziguezague e muita cor projetada por Frank Gehry, responsável também pelo Museo de Bilbao. Ali dentro funciona um hotel e também um restaurante estrelado Michelin, comandado pelo chef Francis Paniego.
A Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal oferece tours pelas vinhas que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou a cavalo. Reserve aqui.
3° lugar - VIK, Chile
O telhado metálico e ondulado da construção contrasta com a paisagem remota do Vale do Cachapoal em que a Vinã VIK está imersa. Além da vinícola, há um hotel com quartos de vidro, spa com tratamentos à base de vinho e restaurantes que enfatizam a culinária orgânica. A VT se hospedou no hotel e visitou a vinícola: veja como foi a experiência na Viña Vik.
4° lugar - Creation, África do Sul
A Creation Wines, eleita a melhor do continente africano, fica na cordilheira Hemel-en-Aarde, na província Floral do Cabo, e é uma das vinícolas com maior biodiversidade do mundo: não é raro que os visitantes avistem leopardos, por exemplo. Inovadora, a Creation utiliza energia solar, tem obras de arte espalhadas por todo o terreno e o cardápio do restaurante tem boa oferta de refeições veganas. As visitas às vinhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
Confira a lista completa de vencedores:
1° Catena Zapata, Argentina
2° Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, Espanha
3° VIK, Chile
4° Creation, África do Sul
5° Château Smith Haut Lafitte, França
6° Bodega Garzón, Uruguai
7° Montes, Chile
8° Schloss Johannisberg, Alemanha
9° Bodegas Salentein, Argentina
10° El Enemigo, Argentina
11° Rippon, Nova Zelândia
12° Weingut Dr. Loosen, Alemanha
13° Finca Victoria - Durigutti Family Winemakers, Argentina
14° Domäne Wachau, Áustria
15° Quinta do Crasto, Portugal
16° Quinta do Noval, Portugal
17° d'Arenberg, Australia
18° Château d'Yquem, França
19° Château Pape Clément, França
20° Jordan Vineyard & Winery, Estados Unidos
21° González Byass, Espanha
22° Maison Ruinart, França
23° Champagne Bollinger, França
24° Bodega Colomé, Argentina
25° Viñedos de Alcohuaz, Chile
26° Henschke, Austrália
27° Abadía Retuerta, Espanha
28° Brooks Wine, Estados Unidos
29° Ceretto, Itália
30° Bodega Bouza, Uruguai
31° Champagne Billecart-Salmon, França
32° Klein Constantia Winery, África do Sul
33° Château Pichon Baron, França
34° Château de Beaucastel, França
35° Szepsy Winery, Hungria
36° Delaire Graff Estate, África do Sul
37° Viña Casas del Bosque, Chile
38° Château Mercian Mariko Winery, Japão
39° Clos Apalta, Chile
40° Graham's Port Lodge, Portugal
41° Château Kefraya, Líbano
42° Quinta do Seixo, Portugal
43° Viu Manent, Chile
44° Penfolds Magill Estate, Austrália
45° Disznókő, Hungria
46° Veuve Clicquot, França
47° Château Mukhrani, Geórgia
48° Bodega Diamandes, Argentina
49° Bodegas Muga, Espanha
50° Viña Errázuriz, Chile