Acima de brilhantes águas azuis cercadas por montanhas no vilarejo de Loen, uma "escada flutuante" foi inaugurada na Noruega no fim de maio . Trata-se de uma estrutura de cordas de aço com 40 metros de comprimento e nada modestos 790 metros de altura.
A sensação quando se está subindo é de estar indo em direção ao céu, e para quem vê de longe, as pessoas parecem de fato flutuar.
As alturas são vertiginosas, mas a espetacular paisagem dos fiordes de Loen faz valer a pena. De cima, a vista dramática das casas ao pé das montanhas cobertas de neve, dos desfiladeiros e lagos enchem os olhos.
A "escada flutuante", na verdade, se chama Stigull e faz parte da rota de escalada do Monte Hoven, que tem 1011 metros, chamada Via Ferrata Loen . Para alcançar a estrutura, é preciso já ter completado grande parte do percurso.
O trajeto até o Monte Hoven inclui passar por escadas, tirolesas e pontes suspensas e escalar paredões sempre com uma corda presa ao corpo. Depois de chegar no alto da montanha, o retorno ocorre no teleférico Loen Skylift, um dos mais íngremes do mundo.
A rota é feita com grupos de 40 pessoas em seis horas. A aventura dispensa guias para quem tem experiência, mas os novatos devem contratar um instrutor obrigatoriamente.
Serviço
Via Ferrata Loen
Quando? Todos os dias, às 9h, 10h e 11h.
Quanto? A partir de € 148.
Onde? Ponto de partida no Loen Active Shop, no centro do vilarejo de Loen, na Noruega .