Nem a frase "dos olhares não te escondas" do hino da cidade parece ter sido suficiente para atrair, nos últimos anos, a atenção dos paraibanos para esse destino do extremo sul do estado.
Mas sempre tem uma Paraíba a ser descoberta nesse estado com apenas 138 quilômetros de litoral.
Pitimbu tem a maior orla de todo o litoral paraibano, com 26 quilômetros de faixas de areia, 13 praias e 4 estuários. E ainda assim poucos conhecem esse que é um dos mais recentes destinos turísticos daquele estado do Nordeste.
Nesse destino a 65 quilômetros da capital João Pessoa, isso significa almoçar em meio a piscinas naturais, fazer passeios de quadriciclo por praias isoladas, caminhar em mirantes sobre falésias avermelhadas e ter um destino, praticamente, só para você.
A apenas 30 quilômetros de Goiana (PB) e a 100 quilômetros do Recife (PE), esse produto turístico já era famoso por receber turistas pernambucanos que desembarcavam ali para fugir dos endereços saturados do litoral vizinho.
Por isso, para dar conta dos visitantes que chegam durante a alta temporada, quando a população de quase 20 mil habitantes pode chegar a 60 mil pessoas, Pitimbu tem passado por qualificação dos profissionais das áreas de hotelaria, alimentação e passeios.
O que fazer em Pitimbu
Piscinas naturais do Farol
A 1,5 quilômetro de distância da orla da Praia de Pitimbu, esse atrativo natural só pode ser visto em dias de maré baixa e é uma alternativa para quem quer fugir de outras piscinas naturais, já saturadas no Nordeste.
As últimas temporadas de verão viram os serviços se desenvolverem, como hospedagem e agências de turismo, mas a experiência mais genuína ainda é contratar os passeios em barcos de pescadores que partem da Praia de Pitimbu e oferecem almoço a bordo, em uma das piscinas da região.
Quadriciclo
Conduzido pelo próprio turista, acompanhado de carro de apoio, dura cerca de uma hora e percorre nove quilômetros de praias, em um quadriciclo.
Após um breve treinamento na Praia Bela, os participantes são conduzidos por um guia que faz paradas nos mirantes Árvores Tortas e Som das Falésias, de onde se tem vista panorâmica dos paredões avermelhados que se debruçam sobre o mar.
Outra parada é na praia da Barra do Abiaí, no encontro do mar com o rio Abiaí.
Estuários
Essa área de transição entre o rio e o mar é um dos cenários mais famosos de Pitimbu.
O melhor estruturado é o Estuário do Mucatu, na Praia Bela, equipado com restaurantes, banheiros e passeios como quadriciclo, tirolesa sobre o rio e caiaque.
Outra opção é o belo Estuário do Rio Abiaí, destino dos passeios de quadriciclos que saem de Praia Bela.
Mais isolados, os estuários do Graú, no limite com Conde, e o do Rio Goiana, na praia da Pontinha, completam a lista dos quatro estuários, no extremo sul de Pitimbu.
COMO CHEGAR
De carro, a viagem de menos de uma hora é pela BR-101, em direção ao litoral sul da Paraíba, passando pela cidade de Conde, de onde se toma a PB-008.
Para quem vai de ônibus, nem sempre a melhor opção, há poucas saídas de João Pessoa, cuja viagem dura cerca de 2h.
ONDE FICAR
O Viagem em Pauta se hospedou na Pousada Aconchego, em Praia Bela, a 14 km antes da entrada para Pitimbu.
Administrada por uma paulista naturista, esta é uma das poucas opções de hospedagem na praia mais famosa do destino. São 15 opções de espaçosos apartamentos, algumas delas com varanda para o jardim interno e para a piscina.