Nem todo brasileiro é chegado numa viagem a base de água salgada e areia. Por isso, na listaabaixo, você vai encontrar uma seleção das maiores cachoeiras do Brasil.
Com o crescimento do interesse pelo segmento do Ecoturismo (um dos poucos hábitos pós-pandemia que vale ser lembrado), a visitação de áreas naturais, muitas vezes, contam com cenários como as cachoeiras, sejam com grandes quedas d'águas ou aquelas com discretos poços tranquilos para banho.
Porém, vale lembrar que algumas das cachoeiras citadas nesse ranking elaborado pelo Ministério do Turismo e pelo Projeto Cachoeiras Gigantes nem sempre são próprias para banho ou acessíveis por trilhas.
Muitas delas têm acesso dificultado por terreno de mata fechada ou são perigosas para receber visitas. De qualquer forma, apreciá-las, ainda que de longe, já é um privilégio.
Uma delas é a Cachoeira do Tabuleiro, a única mineira da lista e uma das maiores do país.
Com 273 metros de altura, na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é conhecida por sua parede rochosa em formato de coração e tem acesso por diferentes trilhas, por cima e por baixo.
Maiores cachoeiras do Brasil
10º lugar
Cachoeira do Bel
altura: 280 metros
onde: Monte Alegre (BA)
como visitar: Conhecida também como Bel Preto, essa cachoeira fica no Parque Nacional do Alto Cariri, em Monte Alegre (BA).
9º lugar
Cachoeira Véu de Noiva
altura: 289 metros
onde: Cânion Itaimbezinho (RS/SC)
como visitar: Trilha do Vértice, sobre o Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra
8º lugar
Cachoeira de São Simão
altura: 298 metros
onde: Pontes e Lacerda (MT)
como visitar: trajeto não divulgado
7º lugar
A oitava posição da lista é dividida entre a Cachoeira Escondida (310 metros de altura, em Maquiné, no Rio Grande do Sul); Cachoeira da Serrinha (310 m - Maquiné - RS); e Cachoeira da Boa Vista (310 m - Cânion da Boa Vista - RS/SC)
6º lugar
Cachoeira da Fumaça
altura: 340 metros
onde: Palmeiras (BA)
como visitar: a trilha de acesso que leva à essa cachoeira, na Chapada Diamantina, tem cerca de 12 km e dura cerca de 5 horas (ida e volta). Não é permitido tomar banho no local. Porém, existem outras cachoeiras próximas abertas para banhistas.
5º lugar
Cachoeira do El Dorado
altura: 353 metros
onde: Barcelos (AM)
como visitar: a três dias de Barcelos, no distante Parque Estadual Serra do Aracá. Por esse motivo, as expedições até lá podem ser mais custosas, trabalhosas e por trilhas exigentes. Para chegar ao topo, local de acesso autorizado, são cerca de 10 km de caminhada, e para alcançar de fato a queda d'água é mais uma hora de caminhada.
4º lugar
Nascente Sul do Rio Cotingo
altura: 365 metros
onde: Monte Roraima (RR)
como visitar: trajeto não divulgado
3º lugar
Nascente Sul do Rio Cotingo
altura: 375 metros
onde: Monte Roraima (RR)
como visitar: trajeto não divulgado
2º lugar
Cachoeira Água Grande
altura: 432 metros
onde: Joinville (SC)
como visitar: trajeto não divulgado
1º lugar
A primeira posição é dividida entre a Cascata Porã (450 metros de altura, em Maquiné, no Rio Grande do Sul) e a Cachoeira da Neblina (450 m, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro).
A primeira fica na terra indígena Guarani Barra do Ouro e não não está aberta ao público.
Já a da Neblina, no alto da Serra dos Órgãos, está em uma área de extrema complexidade e alto risco, por isso, só pode ser contemplada de longe, em diferentes pontos da cidade de Guapimirim, principalmente durante o verão, quando o volume de água é maior.
* fonte: MTur e Projeto Cachoeiras Gigantes