Segundo levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), 80% de suas operadoras associadas avaliaram as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom. Já 46,6% das empresas preveem que o volume de embarques neste ano superará o de 2023.
Mas para onde o brasileiro pretende viajar nessa temporada que começa com o Natal, na próxima semana, e só termina lá no Carnaval de 2025, em pleno verão?
"As festas de final de ano são um dos períodos mais importantes para o turismo, e estamos vendo um cenário positivo com boas expectativas na avaliação das próprias operadoras", comenta Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
Destinos mais procurados no Brasil
Para o período de Natal, o levantamento da Braztoa traz o Rio de Janeiro em primeiro lugar, seguido de Gramado (RS) e Porto de Galinhas (PE), ambos na segunda posição, além de Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA) e Recife (PE), em terceiro.
No Réveillon, a capital fluminense segue na primeira colocação, assim como Fortaleza e Porto Seguro em segundo, João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife em terceiro lugar, e Maceió (AL) e Salvador (BA), na quarta posição.
Já no período entre dezembro e janeiro, as capitais Natal e Maceió aparecem em primeiro no ranking, Porto Seguro e Rio de Janeiro na segunda colocação, seguidos de Fortaleza e Porto de Galinhas em terceiro, e Maceió, Recife e Salvador, completando o pódio na quarta posição.
Viagens internacionais
Quem deixa o país, durante o Natal, segue para Orlando, nos Estados Unidos, em primeiro lugar, destino estadunidense seguido por Paris (2º), Buenos Aires e Lisboa (ambos em 3º), Nova York, Santiago e Punta Cana (esses, na 4ª posição).
Já no Réveillon, os brasileiros preferem Punta Cana, na República Dominica, e Orlando, ambos em primeiro lugar, seguidos de Buenos Aires, Nova York e Paris (todos em 2º), e Cancun, Lisboa e Santiago, na terceira colocação.
Dezembro e janeiro é a temporada dos brasileiros seguirem para Orlando, mais uma vez, em primeiro com grande diferença dos demais, com Buenos Aires, Paris e Punta Cana (todos em 2º), e Cancún e Nova York, ambos em terceiro lugar.