Até o ano passado, São Paulo era um dos poucos estados brasileiros que decretavam feriado no Dia da Consciência Negra, celebrado nesse 20 de novembro. Com a Lei 14.759/2023, sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2023, o 20 de novembro passa a ser feriado em todo território brasileiro.
Em plena quarta-feira e sem tempo para ir muito longe, os paulistanos devem ficar por aqui mesmo, curtindo a folga na capital.
Na dúvida do que fazer no feriado, em São Paulo? Para orçamentos apertados, o Viagem em Pauta preparou uma listinha de atrativos na capital paulista para quem quer sair de casa sem gastar muito.
Último feriado do ano
'Vai de roteiro': turismo grátis em SP
Esse programa turístico da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo da cidade de São Paulo estimula moradores a conhecerem a própria cidade, em 14 roteiros temáticos e gratuitos em locais como o Triângulo Histórico, Baixo Augusta e Vila Madalena.
Os passeios devem ser reservados antecipadamente pela plataforma Sympla e incluem serviço de guia cadastrado pela Secretaria Municipal de Turismo. Apesar de ser grátis, alguns locais visitados têm ingresso cobrado à parte.
Trilha da Pedra Grande, na Cantareira
São seis km de extensão (ida e volta), aproximadamente, e dificuldade de grau moderado. Seja pela mata ou por área asfaltada (40 minutos), porém, prepare-se para subir a ladeira.
A caminhada acontece no Pedra Grande, um dos quatro núcleos que formam a região da Cantareira, uma das maiores florestas urbanas do mundo.
Atualmente, a Floresta Cantareira está dividida em quatro núcleos: Pedra Grande e Engordador, ambos na capital paulista, Águas Claras, em Mairiporã, e o Cabuçu, em Guarulhos.
No Engordador (Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 19100), as opções de caminhadas, inclusive com banho de cachoeira, vão de 650 metros a 4 km de extensão.
Maior trilha na cidade de São Paulo
A Interparques é uma rota de 170 quilômetros de extensão e é considerada a maior trilha na capital paulista.
A trilha passa por unidades como o Parque Natural Municipal Jaceguava, às margens da Represa Guarapiranga, em Parelheiros, que interliga 11 Unidades de Conservação da Zona Sul, entre parques urbanos, estaduais, naturais, APAs (Área de Proteção Ambiental) e RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
A outra parada é o PNM Varginha, interligado com o Jaceguava, a 30 quilômetros do Centro, aproximadamente, e equipado com estacionamento, banheiros, ATI (Academia para a Terceira Idade), trilhas, biblioteca, parquinho infantil naturalizado, pista de bike e mirantes.
Selva SP: o único parque de aventura da cidade
No Selva SP, o primeiro e único parque de aventura do município, dá para navegar no último rio limpo de São Paulo, fazer longas trilhas no interior da Mata Atlântica e sobrevoar uma das maiores áreas que ainda restam desse bioma em todo o estado.
O atrativo é uma das 76 opções de turismo no Polo de Ecoturismo de São Paulo, território que ocupa quase 30% da área total da cidade, nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.
Em outras palavras, é a São Paulo da selva de concreto debruçada sobre a Serra do Mar e que quase toca a Baixada Santista.
Tour de trator
Esse curioso passeio é uma das atrações do The Roça Park, sítio familiar de 14 hectares, em Parelheiros, no extremo sul da cidade.
O tour dura cerca de 1h e segue até as margens da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo. De volta à sede do sítio, dá para provar a produção orgânica nos almoços oferecidos no sítio e fazer trilhas curtas ou passeios de charrete.
The Roça Park
Estrada do Massao 2049 / Rua Isabel Bueno 215 (Bairro Barragem)
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Agendamento: (11) 95486-5807