A "praia mais perfeita" do Brasil existe e fica no Rio de Janeiro. Bom, pelo menos é o que diz a Ciência.
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o título se deve à uma paisagem com dunas, cor da areia e transparência de águas ricas em nutrientes.
Sem falar na temperatura média de 20ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.
A belezura é a cenográfica Praia do Farol, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), a 160 km da capital fluminense, aproximadamente.
Já as águas calmas do destino se devem à sua posição geográfica, pois essa faixa de areia está no lado protegido da Ilha do Cabo Frio, em uma baía oposta ao oceano Atlântico e virada para o continente.
Com cerca de 1 km de extensão, essa faixa de areia é uma área de Interesse da Defesa Nacional e tem acesso controlado pela Marinha. Por isso, os visitantes que embarcam na praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, só estão autorizados a permanecerem por apenas 40 minutos.
Aliás, bebidas e alimentos estão proibidos nessa área sem infraestrutura como serviços de bar e restaurante. Por isso, não é raro barcos oferecerem serviço do tipo open bar ou venda de produtos a bordo.
Nos roteiros contratados em agências locais é possível visitar também as praias do Pontal do Atalaia e a do Forno, outro clássico de Arraial, município que se emancipou de Cabo Frio, apenas em 1985.
Praia mais perfeita do Brasil
Localizado na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é um pedaço de terra que avança no mar, considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil, devido à visibilidade de suas águas e vida marinha variada, como tartarugas, lagostas e até baleias, em certas épocas do ano.
Já os não credenciados podem praticar snorkel em pontos determinados pela Marinha, durante os passeios de barco que duram cerca de quatro horas e passam por outros atrativos da região, como a Gruta Azul e o Pontal do Atalaia, conhecido pelos finais de tarde.
A Região dos Lagos, que abrange também destinos como Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Saquarema, tem acesso pela Ponte Rio-Niterói e estradas como a BR-101 e RJ-124, conhecida também como Via Lagos, rodovia de 56 km, entre Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e São Pedro da Aldeia.
Dali, a viagem segue pela RJ-140, principal acesso à cidade, localizada em uma pequena península e a 14 km ao sul de Cabo Frio, aproximadamente.