Oferecimento

Quem é o músico que já tocou 'Boléro', de Ravel, mais de 9 mil vezes

A apresentação no pôr do sol é diária, no rio Paraíba, em Cabedelo (PB) [...]

15 jan 2025 - 16h47

Mesmo durante a pandemia que paralisou o mundo, em 2020, o músico Jurandy do Sax não deixou de fazer aquilo que mais tem feito, nas últimas décadas: tocar 'Boléro', de Ravel.

Há mais de duas décadas, esse paraibano de Princesa Isabel, cidade no sertão da Paraíba, toca todos os dias a obra musical mais famosa de Maurice Ravel. A apresentação acontece durante o pôr do sol no rio Paraíba, na Praia do Jacaré, no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Publicidade

Até o último mês de novembro, quando Jurandy completou 69 anos de idade, o artista já tinha repetiu o feito 9 mil vezes nessa praia fluviomarinha. A exceção foi durante a crise sanitária causada pelo coronavírus, quando ele teve que tocar na cobertura do seu prédio, no Aeroclube, bairro de João Pessoa.

Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Paraíba
Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Paraíba
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Como ele mesmo conta para a reportagem, tudo começou numa reunião informal no restaurante Jacaré Bar, ao som da trilha sonora do filme 'Retratos da Vida', conhecida pelo 'Boléro', de Ravel, que tocou, coincidentemente, durante o pôr do sol.

"Em dezembro de 2000, mais ou menos, eu estava lá sozinho. Cheguei, botei o sax em cima da mesa e fiquei contemplando o crepúsculo. Assim, eu estava quase num estado meditativo, bem envolvido, quando tive uma visão, como se me visse dentro d'água", lembra Jurandy.

Naquele dia, o músico decidiu que iria tocar "dentro" do rio.

Publicidade

Não é apenas uma atividade artística ou financeira. É muito mais profundo. É uma coisa que faz parte do meu ser."

Jurandy do Sax - músico
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Desde então, o turismo nessa cidade a 18 km da capital da Paraíba gira em torno da figura do saxofonista José Jurandir Félix, que aliás já tocou no rio Sena, durante sua estadia de 10 dias em Paris, a convite do governo francês, e entrou para o Livro dos Recordes como o artista que mais executou o 'Boléro', de Ravel.

A execução da música é uma das atrações mais procuradas por turistas que visitam o estado e atrai um comércio ao redor formado por bares, restaurantes e artesanato, instalados em um boulevard que fica às margens do rio Paraíba.

"Eu vejo com alegria [a popularização] por ter contribuído para que esse produto [turístico] possa ter levado a nossa cidade, o nosso estado, a ser conhecido mais distante, além fronteiras. Me sinto feliz de fazer parte dessa história", analisa Jurandy.

Ouça 'Boléro', de Ravel, tocada por Jurandy

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações