Naufragado há mais de 100 anos, o navio Endurance voltou a ser destaque, em 2022.
A embarcação é conhecida pela frustrada expedição comandada pelo irlandês Ernest Shackleton, que ficou retida na Antártica, entre 1914 e 1916, devido às más condições climáticas na região, antes de ser consumida pela força do gelo e ir a pique, no mar de Weddell, no oceano antártico.
A complexa operação de resgate do naufrágio mais desafiador da História, um dos mais ambiciosos projetos de transmissão de dados na região, será retratada no documentário 'Endurance', dos diretores Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin (ambos diretores dos longas 'Free Solo' e 'NYAD') e Natalie Hewit.
Documentário
A produção da National Geographic Documentary Films tem estreia mundial no próximo mês, no Festival de Cinema de Londres (originalmente, BFI London Film Festival), que acontece entre os dias 9 e 20 de outubro, e deve seguir depois para plataformas de streaming como National Geographic Channels e Disney+.
Inicialmente programado para uma viagem de 35 dias, o projeto de resgate levou mais de duas semanas e foi realizado a bordo do quebra-gelo SA Agulhas II, um potente navio polar de 134 metros, construído na Finlândia e capaz de forçar a passagem em blocos de gelo de até um metro de espessura.
Para garantir o desafio, foram usados também AUVs (Veículos Submarinos Autônomos) construídos na Suécia, exclusivamente, para a missão de 2022, liderada por John Shears.
Esses robôs aquáticos, chamados de Sabertooths, são equipados com câmeras de alta definição e sonar de varredura lateral, capazes de enviar à superfície informações captadas a até quatro mil metros de profundidade, em tempo real.
A 3.008 metros de profundidade, o navio foi encontrado intacto e na vertical. No entanto, nada foi tocado ou retirado daquele Sítio Histórico e Monumento, de acordo com o Tratado da Antártica.
Navio Endurance
Endurance era um navio a vapor feito exclusivamente para travessias polares, com o qual Ernest Shackleton pretendia, pela primeira vez na história da humanidade, cruzar o continente de ponta a ponta, entre o mar de Weddell e o Polo Sul.
Considerada a última grande viagem da Era dos Descobrimentos, a viagem começou em Londres no 1º de agosto de 1914 e tomou rumos inesperados no dia 20 de janeiro do ano seguinte, impedido de seguir por conta da massa de gelo densa que deteve a embarcação.
Após abandonarem o navio, o grupo de 28 homens a bordo seguiu por terra e em improvisadas embarcações até conseguirem ajuda na Geórgia do Sul, onde parte da tripulação chegou ao Porto de Stromness, no dia 20 de maio de 1916, quase dois anos depois do Endurance deixar a Inglaterra.