Nem poderia ser outra. São Paulo, a maior cidade da América do Sul, é também a mais vegana do Brasil.
De acordo com dados do Veganuar e do HappyCow, São Paulo é a que mais conta com opções de refeições sem carne animal, não só no Brasil, mas em todo o continente.
"Os países com maior oferta vegana na América Latina coincidem com o ranking dos países com mais participantes veganos, onde México, Argentina, Colômbia, Chile e Brasil estão posicionados no Top 10, compara Mauricio Serrano, diretor da Veganuary Latin America.
O ranking levou em consideração a quantidade de restaurantes, padarias, cafés, lojas especializadas e todos os outros estabelecimentos cadastrados no aplicativo HappyCow, uma espécie de Google da comida vegana e vegetariana que lista empresas do gênero, em 180 países.
Segundo o SPVeg, primeiro aplicativo colaborativo para veganos e vegetarianos, em São Paulo, o Brasil tem o maior número de estabelecimentos do gênero, totalizando 3.141, seguido por México (3.138) e Colômbia (1.239).
Só em São Paulo, são 671 estabelecimentos veganos ou com opções de pratos sem ingredientes de origem animal, enquanto o 2º colocado latino-americano, a Cidade do México, apresenta 502, seguido de Santigo, no Chile, com 450.
A capital paulista vem seguida do Rio de Janeiro (291) e de Brasília (212). Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) estão, respectivamente, nas 4ª e 5ª posições, com menos de 200 opções de estabelecimentos veganos, cada uma.
Vale lembrar também que o Dia Mundial Sem Carne é celebrado neste 20 de março e pode ser uma boa data para começar a repensar sua alimentação.