De acordo com o anuário 2024 da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a cidade de São Paulo foi o destino turístico nacional mais vendido, em 2023.
Essa é a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste aparece na liderança do ranking, segundo informou a SPTURIS, empresa oficial de turismo e eventos da capital paulista.
A lista tem também Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife, ambos em Pernambuco, na terceira posição do ranking.
"Os eventos de lazer e entretenimento, além da agenda cultural, contribuíram para a maior demanda para a capital, que preserva a força nos negócios, convenções e grandes feiras e atrai cada vez mais turistas que buscam a diversão", analisa Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
Outra curiosidade dos números divulgados, na última segunda-feira, 20 de maio, é que tanto a capital como o interior paulistas são os dois principais emissores de turistas, sendo considerados os mercados mais importantes para os destinos de lazer, de sol, praia e natureza.
Já entre as atrações nacionais mais vendidas, ainda de acordo com o anuário da Braztoa, estão os Parque Beto Carrero World (SC), Beach Park (CE) e Cataratas do Iguaçu (PR).
Por isso, não é exagero dizer que, em 2023, o protagonismo foi do mercado nacional.
O turismo além de São Paulo
Segundo a Braztoa, as viagens no Brasil representaram 60% do faturamento, atingindo o valor de R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022, o maior valor já registrado pela entidade em suas pesquisas.
Já as viagens internacionais, que também contabilizaram crescimento, tiveram 22% de procura a mais do que no ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 7,69 bilhões, o equivalente a 40% das vendas totais.
Para a associação, a performance, apesar de mais tímida, "representa um novo recorde do faturamento internacional, pelo segundo ano consecutivo" e demonstra a "resiliência e o potencial do mercado de viagens internacionais, mesmo em meio a desafios e mudanças no cenário global".
Os embarques contabilizaram 11,8 milhões de passageiros - 22,7% a mais que em 2022 -, dos quais 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26% para os internacionais (3,09 milhões).
No setor de viagens internacionais realizadas por brasileiros, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, seguidos da Itália (2º lugar) e a Argentina (3º).
Entre as cidades mais vendidas, ainda de acordo com a Braztoa, Orlando, nos Estados Unidos, aparece no topo, Buenos Aires, na Argentina, em segundo, e o empate triplo no terceiro lugar, com Lisboa (Portugal), Roma (Itália) e Punta Cana (República Dominicana).
No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando, ambas nos Estados Unidos, são as líderes de vendas.