Com um faturamento na casa dos R$ 19 bilhões em vendas, em 2023, as operadores de turismo no Brasil contabilizam avanços na retomada, tanto nas viagens nacionais quanto nas internacionais.
No ano passado, só os embarques para destinos dentro do Brasil renderam R$ 11,55 bilhões, um aumento de 122%, o equivalente a 60% do faturamento das empresas.
Os números foram divulgados na última segunda-feira (20 de maio) pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e são considerados o maior valor já registrado pela entidade em suas pesquisas.
Destinos internacionais mais vendidos
Ainda de acordo com a Braztoa, as viagens internacionais também contabilizaram crescimento, porém, mais moderado.
Em comparação com 2022, foram 22% a mais nas vendas, alcançando um faturamento de R$ 7,69 bilhões, o que corresponde a 40% das vendas totais.
Embora com uma performance mais tímida, o resultado representa um novo recorde do faturamento internacional, pelo segundo ano consecutivo. Esse índice destaca a resiliência e o potencial do mercado de viagens internacionais, mesmo em meio a desafios e mudanças no cenário global.
Apesar da Europa seguir com o melhor desempenho no ranking internacional de cidades mais vendidas para viajantes brasileiros, a primeira posição é de um conhecido dos brasileiros.
Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar, seguidos de Itália (2º lugar) e Argentina (3º).
Já entre as cidades mais vendidas, também segundo a Braztoa, Orlando, nos Estados Unidos, aparece no topo, com Buenos Aires, na Argentina, em segundo lugar, e o empate triplo no terceiro lugar, entre Lisboa (Portugal), Roma (Itália) e Punta Cana (República Dominicana).
No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando, ambos nos Estados Unidos, são as líderes de vendas.