A respiração é a coisa mais maravilhosa que fazemos sem pensar. Primeiro, porque ela nos mantém vivos. É uma energia que entra dentro de nós e permite que cada célula nossa crie os processos dela e nos mantenha vivendo para poder crescer, aprender, fazer o bem.
Mas a respiração tem ainda mais poder: a velocidade e o ritmo dos seus pensamentos será a velocidade e o ritmo da sua respiração. Uma pessoa ansiosa, por exemplo, respira de maneira muito rápida, breve e sem aprofundar nos pulmões. Como o ar não entra nela, ela não sente a vida preenchendo-a e, claro, que ela tem medo e ansiedade.
Quando respiramos de pulmões inteiros, o ar entra e se espalha, parece que desce até a nossa barriga, umbigo e, depois, sai lentamente, suavemente. Em geral, o ar sai até mais devagar do que entrou. E quando respiramos assim, sentimos muito mais confiança. Com a respiração, controlamos a velocidade desenfreada de tantos pensamentos.
Para a meditação, existem mais de 100 maneiras especiais de respirar, mas a mais simples é a seguinte: coloque a mão sobre o peito e, sem chacoalhá-lo, inspire pelo nariz e depois solte o ar, lentamente, quase como se descesse até o umbigo. Você pode fazer isso quantas vezes quiser. E, assim, sinta a paz em você, segure os seus pensamentos com a mágica da respiração.