Emagrecer é um processo que leva tempo, exigindo paciência e dedicação. Mas basta uma breve pesquisa na internet para encontrar dietas mirabolantes que prometem fazer perder peso rápido, porém de forma prejudicial para a saúde.
Para evitar cair nessas ciladas, é importante realizar uma dieta que substitua alimentos calóricos por opções mais saudáveis. Abaixo, a nutricionista Edvânia Soares listou cinco alimentos que podem te ajudar a emagrecer com saúde.
Azeite
O óleo de soja passa por diversos processos até ser industrializado, o que faz ele ser pobre em nutrientes e rico em gordura saturada. Já o azeite tem gorduras monoinsaturadas que previnem a formação de placas de gordura no tecido arterial, além de ser um poderoso antioxidante.
Arroz integral
Além de ter alto índice glicêmico se comparado ao arroz integral, o arroz branco passa um refinamento que o faz perder grande parte das suas fibras e magnésio, mineral que combate o estresse e melhora a absorção de cálcio.
O arroz integral não passa pelo mesmo processo de refinamento que o branco e permite que a liberação de energia seja mais lenta e gradativa, o que evita o armazenamento dos nutrientes e auxilia a perder peso mais rápido.
Temperos naturais
Os temperos industrializados contêm excesso de sódio e conservantes que provocam retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e problemas digestivos. Já os ingredientes naturais, como alho, cebola, salsa e orégano, possuem função fitoterápica com ação anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante.
Sucos naturais
Os sucos de caixinha ou em "pó" são bebidas que prejudicam a saúde e dificultam a perda de peso. Eles costumam ter adição de açúcar, corantes e conservantes, que não oferecem qualquer benefício à saúde.
Os sucos naturais, por outro lado, são ricos em fibras, melhoram a saciedade e o trânsito intestinal. Além disso, possuem vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Leite vegetal
O leite de vaca possui proteínas alergênicas e gorduras que podem desequilibrar os níveis do colesterol, quando consumido em excesso. Já os vegetais possuem menos açúcar e são ricos em fibras e minerais, características que favorecem a perda de peso.