Oferecimento

Após semana calor intenso, Sudeste e Sul devem sofrer com temporais

Conforme Climatempo, altas temperaturas foram geradas pelo fenômeno 'Aquecimento Adiabático'; entenda o que é

24 jan 2025 - 09h13
(atualizado às 09h19)
8º lugar: Onda de calor excessivo - Em 2024, o Brasil sofreu com uma série de ondas de calor - fenômeno meteorológico em que uma região registra temperatura de 5º C ou mais acima da média por uma sequência de dias.
8º lugar: Onda de calor excessivo - Em 2024, o Brasil sofreu com uma série de ondas de calor - fenômeno meteorológico em que uma região registra temperatura de 5º C ou mais acima da média por uma sequência de dias.
Foto: Sol - Calor e trabalho - Flickr carlosbezz / Flipar

Após uma semana de altas temperaturas, o Sudeste do Brasil deve enfrentar temporais a partir de sexta-feira, 24. O mesmo deve ocorrer em cidades da região Sul do País.

  • O “Terra Verão, Você em Movimento” acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com oficinas de corrida, yoga, alongamento, fitdance e atividades para as crianças. Terra Verão é um oferecimento de Bluefit, Amazon Prime, Sabesp e Arno

De acordo com o Climatempo, o calor extremo que atingiu o Sudeste é reflexo de um fenômeno chamado "Aquecimento Adiabático", um processo natural associado à presença de montanhas, que ocorre de forma não sazonal, ou seja, pode ser registrado em qualquer época do ano.

Publicidade

Por causa desse fenômeno, São Paulo registro máxima de 33,9ºC, enquanto o Rio de Janeiro atingiu 39ºC em algumas regiões. Recordes similares também foram registrados em Belo Horizonte (MG).

No entanto, com a chegada dos temporais nessas regiões, a expectativa é de que o calor diminua. "Nesta sexta, os temporais voltam com força para os três estados do Sul. A mesma situação é esperada para São Paulo, de modo geral com chuva um pouco mais isolada, chegando até o Mato Grosso do Sul", detalha Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

No Sul, os temporais serão caracterizados por chuvas volumosas, acompanhadas de ventos intensos e alta possibilidade de granizo. Os ventos, segundo o órgão, podem chegar a 80 km/h. A instituição alerta para o risco de alagamentos em áreas vulneráveis e queda de árvores.

Clima no Brasil: Norte e Nordeste

Ainda de acordo com o Climatempo, há expectativa de chuvas volumosas na região, porém com menor chance de temporais. O destaque vai para o Amapá, norte do Pará, Maranhão, Piauí e norte do Ceará, que devem registrar os maiores volumes de chuva.

Publicidade
As mudanças climáticas tornam mais difíceis as projeções, pois os picos de casos podem acontecer em momentos diversos, tornando ainda maior o desafio do poder público.
Foto: Freepik Jannoon028 / Flipar

Diferentemente do que ocorre no Sudeste, no Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pelas chuvas fortes e constantes previstas. A ZCIT é um encontro de ventos na região do Equador e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é um dos principais responsáveis pelas chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Com isso, a expectativa é que cidades que estavam registrando temperaturas de 35ºC tenham uma queda de até 5ºC.

Clima no Brasil: Centro-Sul

Assim como no restante do país, no Centro-Sul a previsão indica pancadas de chuva, mas com temperaturas elevadas durante a tarde e à noite. No sábado, 25, e no domingo, 26, temporais devem ser registrados em Minas Gerais, parte do Espírito Santo e também no Centro-Oeste.

"Nessas regiões, as pancadas podem ser fortes, mas a tendência é que sejam isoladas e não provoquem muitos danos", prevê Luengo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações