Quer manter a sua pele bem-cuidada no verão? Então você já deve saber que, nessa estação, é preciso dar uma atenção extra a ela, uma vez que a maior exposição aos raios solares pode causar queimaduras, manchas, ressecamento e até envelhecimento precoce.
Mas como devem ser esses cuidados? De acordo com a médica Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele, o uso de um protetor solar adequado é uma das principais medidas necessárias. "Para peles oleosas, recomendo um que seja oil free, que não tem óleo, e não são comedogênicos; para as peles secas, o filtro solar pode ser um pouco mais hidratante e em creme", ela explica.
Além disso, é indicado evitar a exposição direta ao sol entre nove horas da manhã e quatro da tarde. Outros cuidados complementares excelentes são o uso de chapéus e de roupas com proteção UV, que já contém uma proteção no próprio tecido.
Forma correta de aplicar protetor solar
A maneira como se passa o filtro solar é muito importante e impacta diretamente na beleza e saúde da pele. Fernanda explica que o correto é aplicar com a pele seca e limpa, e ressalta que a reaplicação é necessária.
"O produto deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após o contato com a água ou suor excessivo. Oriento também que essa pele passe por uma limpeza à noite, antes de dormir", explica.
É possível se bronzear mantendo a saúde e a beleza da pele em dia?
Para quem ama o aspecto bronzeado da pele no verão, Nichelle traz más notícias: não existe bronzeamento saudável! A médica explica que qualquer pele que está bronzeada apresenta um dano.
Mas existem alternativas, como fazer o uso do jet bronze, uma técnica de bronzeamento artificial que não apresenta riscos, ou de maquiagens corporais. Fernanda indica essas opções para quem deseja estar com a pele um pouco mais bronzeada e não quer abrir mão da saúde.