Os primeiros dias do ano incentivam os ajustes na alimentação, nos treinos e na rotina de vida. A diferença é que alguns pecam na aceleração e na sequência o médico do esporte e nutrólogo Dr. Thiago Viana vai transmitir os três principais erros do Projeto Verão.
Veja os três principais erros do Projeto Verão
Dietas restritivas
"As pessoas acabam buscando dietas extremamente restritivas ou seguem modismos na hora das refeições. Isso faz com que grupos alimentares importantes para a saúde sejam cortados da alimentação, por exemplo: a redução de calorias de forma drástica. Isso pode gerar deficiências nutricionais, perda de massa muscular e até queda no metabolismo", pontuou o especialista.
Excesso de treino
Simplesmente aumenta o risco de contusões como distensões ou tendinites. "Praticar exercícios físicos de forma desordenada e sem acompanhamento profissional pode provocar lesões musculares, articulares e até cardiovasculares", afirmou.
Noite mal dormida
Dr. Viana citou a importância de um sono de qualidade e da recuperação como dois fatores fundamentais para a manutenção da saúde física e mental. "Uma noite mal dormida pode prejudicar a produção de hormônios, dificultar a recuperação muscular, aumentar o apetite e sabotar os esforços para perder peso", discorreu.
O que fazer para resultados positivos?
Ideal manter um déficit calórico controlado, aumentar a ingestão de proteínas, praticar exercícios físicos regularmente, se hidratar de forma adequada e ter uma boa qualidade do sono.
"Inclua uma alimentação natural e equilibrada. O mais importante é escolher um horário que seja compatível com a sua rotina e que garante consistência nos treinos", concluiu o Dr. Thiago Viana.