Entramos em dezembro, o que significa que em três semanas estaremos oficialmente no verão - mesmo que as temperaturas recentes sejam bem características da estação. Durante esta época do ano, com o calor e a alta exposição solar, a pele se torna um alvo sensível de complicações, principalmente para aquelas pessoas que têm problemas com acne.
De acordo com a Dra. Amanda Arantes Faria, gestora em saúde na Clínica Anavoig Estética e Saúde, é comum a pele ficar mais oleosa por conta das características da estação. "Isso consequentemente aumenta a produção de sebo que intensifica o aparecimento de acnes na pele", diz a profissional.
Além disso, a exposição solar e os mergulhos em piscinas com águas tratadas com cloro também podem obstruir os poros e deixar a pele mais ressecada, e natural com mais cravos e espinhas.
Cuidando da pele acneica
Segundo Amanda, a acne é causada por associação de fatores: hormonais, alimentares, excesso de oleosidade, excesso de maquiagem e obstrução de poros. Portanto, seu cuidado e prevenção é multifatorial - engloba tanto uma rotina específica de cuidados com a pele, quanto um estilo de vida.
Para cuidar das acnes existentes e//ou evitar o surgimento de novas, a gestora em saúde indica os seguintes cuidados:
- Investir em limpeza de pele;
- Mudar a alimentação, incluindo alimentos anti inflamatórios;
- Usar protetor solar diariamente, e aplicá-lo ao longo do dia;
- Usar acessórios como chapéu, óculos de sol e boné para diminuir a incidência solar sobre a pele;
- Manter a higiene diária com produtos adequados ao seu tipo de pele;
- Retirar a maquiagem antes de dormir;
- Lavar a face com água fria.
Além disso, é imprescindível evitar alguns hábitos, que podem agravar a situação da acne. Entre os erros mais comuns, Amanda aponta: usar produtos inadequados sobre a pele; espremer espinhas e cravos e não hidratar a pele. A profissional lembra que mesmo a pele acneica tendo características de pele oleosa, ela necessita de hidratante para a verdadeira nutrição.