Oferecimento

Passagem aérea fica mais barata na terça à noite? Veja mitos e dicas para comprar seu bilhete

Apesar da crença popular, ficar acordado de madrugada procurando passagem aérea não deve influenciar em nada o preço

21 jan 2025 - 08h44
(atualizado às 09h48)
Foto: GettyImages

Quem ainda quer aproveitar o verão para fazer uma viagem ou já está planejando as férias desse ano, torce para encontrar bons preços nas passagens aéreas. Mas, apesar do que se popularizou, muitas das vezes não tem segredo para encontrar promoções de passagens. Os preços costumam oscilar de acordo com a demanda, sendo mito a maior parte das estratégias de caça a passagens baratas.

  • O “Terra Verão, Você em Movimento” acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com oficinas de corrida, yoga, alongamento, fitdance e atividades para as crianças. Terra Verão é um oferecimento de Bluefit, Amazon Prime, Sabesp e Arno

Lucas Estevam, com mais de 1,5 milhão de seguidores no perfil @estevampelomundo, explica como surgiu o mito de que buscar passagens na madrugada sai mais barato.

Publicidade

"Na verdade, o que muita gente confunde é que o horário que você voa faz diferença, mas o horário que você compra não faz nenhuma diferença. Por que isso? Normalmente, alguns horários, como terça-feira, quarta-feira ou quinta-feira, as passagens costumam ser mais baratas do que se você for voar numa sexta-feira e voltar em um domingo à noite, onde as passagens são mais caras por causa da demanda e não por causa do horário em que ela foi comprada", afirma.

Segundo Estevam, que é especialista em viagem usando milhas, um dos benefícios do recurso das milhas é que elas oferecem um preço fixo mesmo em alta temporada ou em dias em que as passagens costumam ser mais caras.

"Existem as tabelas fixas onde você vai pagar sempre o mesmo valor para fazer uma rota, seja ela dentro ou fora do Brasil ou em países que nem voam para o Brasil", explica.

Sobre quando comprar passagem aérea, é importante ressaltar que comprar com antecedência não é sinônimo de conseguir os melhores preços. Segundo o blog Viaje na Viagem, mantido pelo publicitário Ricardo Freire, o ideal é comprar passagens nacionais com 4 a 8 semanas de antecedência, e internacionais, 2 a 4 meses antes.

Publicidade

O especialista em viagens sugere que o consumidor aumente a antecedência se ele queira viajar em datas de alta temporada, como férias escolares e Carnaval. Nesses períodos, sendo destino nacional ou internacional, a recomendação é buscar por passagens de 3 a 6 meses antes.

Para quem está procurando passagens este ano, um fator pode estar aumentando os preços: a valorização do dólar. "Toda passagem tem sua precificação universal através do dólar, que é a moeda universal da aviação", explica Lucas Estevam.

Isso significa que até as passagens nacionais são impactadas pela variação do dólar, mas o peso no bolso pode ser menor. Outra dica que o especialista em milhas dá, caso se queira fazer uma viagem internacional, é investir em destinos do leste europeu ou da América Latina.

"Trocar, talvez, Paris ou Roma por Albânia ou Croácia pode te fazer economizar em uma viagem. Ou você pode viajar para alguns países da América Latina, como, por exemplo, a Colômbia, que costuma ter preços bem atrativos por causa da pouca valorização da moeda deles perante a nossa. Há outros lugares no Caribe também", sugere.

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações