No verão brasileiro com temperaturas recordes, é importante se preparar para dias quentes, mantendo o console em um lugar com boa circulação de ar, limpando-o periodicamente e afastando-o do sol e da umidade.
O verão do Brasil chegou e com ele temperaturas elevadas que podem prejudicar os consoles que você possui na sua casa. Pensando nisso, o Game On preparou algumas dicas selecionadas para utilizar seus videogames com o menor risco possível para o produto.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Vale dizer que o calor no Brasil tem alcançado temperatura recordes. Logo, acima de tudo, é necessário se preparar para dias em que o clima estará nas alturas e evitar utilizar o videogame em excesso nestas ocasiões, uma vez que estes consoles não foram pensados para essas condições.
Coloque o videogame em um lugar com saída de ar
Os consoles de última geração, como PlayStation 5 e Xbox Series possuem bons sistemas próprios de ventilação. Entretanto, você deve fazer sua parte e deixar o videogame posicionado sempre em lugares com boa circulação de ar, de forma que ele não superaqueça. Este é um dos erros mais comuns, segundo a loja especializada Gamemaníaco.
Isso porque várias pessoas optam por colocar o videogame conforme a disposição estética do local, muitas vezes em racks para sala ou painéis de TV. Bonito, porém pouco prático para a saída e circulação de ar que irá manter o console mais saudável. A parte de trás do videogame também não pode estar colada na parede.
Limpeza constante
Muitos donos de videogame possuem um cuidado com o externo dos produtos, uma vez que a nova geração possui versões brancas que se sujam fáceis - PlayStation 5 e Xbox Series S. Entretanto, a limpeza interna é algo de extrema importância em qualquer momento do ano, na época de calor então, ela pode ser questão de vida ou morte do seu console.
Por possuir entradas pequenas espalhadas por toda sua construção, os videogames acumulam poeira e pequenas sujeiras com o passar do tempo. O detalhe é que estes resíduos atrapalham exatamente o funcionamento dos sistemas de refrigeração. Console com sujeira acumulada em um calor de 30.º pode ser o fim do seu querido amigo. Mantenha a limpeza dele em dia.
Videogame tem que ficar longe do sol e umidade
Apesar dessa dica estar presente nos manuais de qualquer videogame, muitas pessoas não levam a sério: mantenha o produto longe do sol e de locais úmidos. No caso do sol, este faz com que o console aqueça de forma muito mais rápida, além de torrar peças com o passar do tempo.
Já a umidade é uma grande inimiga das entradas do videogame, além de diversas pequenas peças que compõe a estrutura do hardware que podem enferrujar. Para quem mora em regiões praianas ou até mesmo locais que recebem chuvas de verão, é necessário deixar o console em quartos que não contem com mofos ou infiltrações, que são sinais de um ambiente úmido.
Dicas gerais
Outros pontos que podem salvar o seu videogame é o uso de um no-break, que ajuda a segurar a voltagem elétrica, principalmente em caso de relâmpagos e trovões. Além disso, pode parecer óbvio, mas evite consumir comidas e bebidas alcoólicas perto do seu console, uma vez que esse hábito pode gerar detritos mortais para ele.
Por fim, sempre que for manejar o seu querido videogame, o faça com cuidado, uma vez que ele é composto por diversos pontos de fragilidade. Seguir as regras citadas aqui irão garantir que o seu console tenha uma vida mais saudável e, provavelmente, mais longa.