Miopia e astigmatismo são condições de visão que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Existem tratamentos à base de medicamentos, lentes de contato e cirurgias refrativas para esses problemas.
Nos últimos dias um tópico curioso ganhou destaque no TikTok e se tornou mais um viral na plataforma: como as pessoas com miopia e astigmatismo enxergam o mundo? Usuários do mundo todos compartilharam a sensação de ter esse problema de visão, despertando a curiosidade de quem não precisa de lentes de grau.
Em entrevista ao Terra Você, o oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, lentes de contato e ceratocone, Tiago César Pereira Ferreira, explica as diferenças entre os problemas de visão e as formas de contornar as condições.
O médico conta que a miopia é uma condição em que a pessoa enxerga bem de perto, mas tem dificuldade para ver objetos distantes. Isso ocorre porque a luz que entra no olho é focada antes da retina, geralmente devido a um alongamento do globo ocular.
Já o astigmatismo é caracterizado por uma irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino, fazendo com que a luz se disperse em vários pontos na retina, o que resulta em visão distorcida ou embaçada para todas as distâncias.
O que causa miopia e astigmatismo?
De acordo com o oftalmologista, existem condições genéticas que propiciam miopia e astigmatismo já que a predisposição pode ser herdada dos pais.
“Além disso, fatores ambientais, como esforço visual excessivo e uso prolongado de dispositivos eletrônicos, podem contribuir para a progressão dessas condições”, explica o profissional.
Na miopia, o crescimento contínuo do globo ocular é um fator de progressão, enquanto no astigmatismo, alterações na curvatura da córnea ao longo do tempo podem piorar a condição.
Cirurgia é segura?
Tanto pessoas com astigmatismo quanto pessoas com miopia podem usar lentes de contato para melhorar a visão, ou se preferirem uma solução a longo prazo, podem optar pela cirurgia refrativa.
“As lentes de contato tóricas são uma opção para astigmatismo, enquanto as lentes de contato padrão corrigem a miopia. Para quem busca uma solução permanente, as cirurgias refrativas são opções viáveis. Elas remodelam a córnea para corrigir os erros refrativos e proporcionar uma visão clara sem a necessidade de óculos”, comenta o especialista.
Para a cirurgia de correção do grau, o paciente deve passar por uma avaliação oftalmológica completa, que inclui exames detalhados da estrutura ocular e da refração. A cirurgia é indicada para adultos com estabilidade refrativa por pelo menos um ano, com córneas saudáveis e sem doenças oculares ativas.
“Além disso, é importante que o paciente tenha expectativas realistas sobre os resultados. As principais cirurgias incluem LASIK (procedimento menos invasivo) e PRK ( procedimento mais antigo dessa categoria), cada uma com indicações específicas conforme a condição ocular do paciente”, conclui o oftalmologista.