Vira e mexe os internautas resgatam um vídeo de Yasmin Brunet, que é modelo, empresária e atual participante do BBB 24, onde ela diz que "lava o cabelo o mínimo possível". A gravação, que faz parte de uma entrevista para a influenciadora Gabriela Pugliesi, é de 2016 e dá o que falar até hoje. Mas e aí, isso é prejudicial? E qual seria a frequência certa para as lavagens?
Segundo a especialista em cabelos e docente da Academia Brasileira de Tricologia Viviane Coutinho, os fios precisam ser lavados com uma boa frequência. Ou seja, o hábito de passar muito tempo sem fazer lavar pode trazer problemas para o couro cabeludo.
Vale lembrar que a própria Yasmin já mudou a sua rotina de cuidados com o cabelo e lava mais os fios atualmente. A modelo explicou isso no ano passado, afirmando inclusive que usa sua própria linha de produtos para o cabelo.
Para tirar a dúvida da quantidade ideal de lavagens de cabelo por semana e entender melhor os riscos de sair muito disso, veja a seguir as orientações de Viviane:
Frequência correta de lavagem
A recomendação geral costuma ser entre duas e três lavagens pode semana. Todavia, a especialista explica que a frequência exata vai depender de algumas características dos seus fios. De acordo com ela, o mais indicado é o seguinte:
Pessoas que podem lavar todos os dias
- Pessoas que moram em locais mais úmidos e quentes
- Aquelas que praticam atividade físicas diárias
- Indivíduos que usam muitos produtos para pentear
- Quem usa muito boné ou acessórios que abafam o cabelo
Pessoas que podem lavar com menos frequência
- Aquelas com o couro cabeludo mais seco
- Idosos que não façam muito esforço diário
- Pessoas que moram em locais mais secos
Riscos de lavar demais ou de menos
Como já mencionado, "pular" muitos dias sem lavar o cabelo, não é adequado. "Não podemos esquecer que couro cabeludo é pele e tem contato com sujidade, oleosidade e proliferação fúngica", diz Viviane. Por conta disso, esse hábito facilita o surgimento de desequilíbrio da microbiota e disfunções no couro cabeludo.
Aliás, a profissional recomenda que quem já tem o couro cabeludo mais seco lave os fios todos os dias ou, no máximo, de dois em dois dias. Fazer a limpeza todos os dias, por sua vez, também pode ser prejudicial se não forem utilizados os produtos corretos, podendo até causar a queda do cabelo.
Dessa maneira, o grande segredo é usar produtos que não desequilibrem a pele. Ela também pede que as pessoas evitem passar as mãos no cabelo, além de tomar cuidado com os cremes de pentear, que não devem entrar em contato direto com o couro cabeludo. Assim, não vai haver problema na lavagem diária.
"Não tem problema algum lavar todos os dias. Basta equilibrar os produtos e evitar os que possam ressecar a pele. Hoje existem no mercado xampus com ativos calmantes e hidratantes, que podemos intercalar o uso para não desequilibrar e trazer malefícios", finaliza.