Cria de Suzano, cidade na Grande São Paulo, Lucas Santana, 23, é agente funerário da Anjos Assistência há três anos. Na rotina de transportar o corpo, acolher familiares de uma pessoa falecida e auxiliar em serviços como registros de óbitos, Lucas encontrou uma forma de criar um conteúdo inovador na internet, abordando o tema da morte com leveza.
Em reportagem da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Lucas compartilhou que quer mostrar a normalidade do processo da morte, um assunto que deve ser discutido. Em perfis cheios de humor e informação, ele tem uma base de 255 mil seguidores no TikTok, além dos 73 mil seguidores no Instagram.
A ideia de seguir essa profissão surgiu quando ainda era criança, aos 12 anos, quando seu pai faleceu. Já adulto e ainda interessado na área, Lucas enviou diversos currículos, sendo recusado por falta de experiência. Logo depois conseguiu alcançar o seu objetivo.
Respeitando a privacidade dos falecidos e familiares, o agente funerário adota precauções para não mostrar nomes ou imagens nos conteúdos que publica. Seu foco principal é oferecer uma melhor compreensão ao público sobre o trabalho que exerce, incluindo curiosidades e ressaltando a relevância da profissão.
Em vídeo postado em agosto de 2023, que acumula 3,8 milhões de visualizações, o influencer comenta que um agente funerário deve ser imparcial, não deve julgar o que a pessoa fez ou foi em vida, já que o seu trabalho é voltado para a família.
“Você vai preparar todo aquele corpo para cerimônia de velório pra família se despedir e ter o último momento com aquele ente querido”, explica, em vídeo.
Com o sucesso das páginas, Lucas conta com a ajuda do irmão para responder e interagir com os seguidores. Ele aconselha os interessados em ingressar no ramo e, segundo disse à Agência Mural, planeja criar cursos para quem já atua na profissão.