Cria do Capão Redondo, na zona de São Paulo, R. Trompaz é artista visual, designer e ilustrador. Formado em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o artista desenvolveu um livro como TCC, intitulado Segregação Social Geograficamente Escancarada (SSGE).
Abordando os abismos sociais entre periferias e regiões privilegiadas, Trompaz continua desenvolvendo o seu projeto de TCC e apresenta as reflexões em obras como o mural de tinta acrílica presente na mostra “Dimensão Cidade”, no Museu Casa das Rosas, em exibição até 13 dezembro.
O travalho explora moradias precárias em áreas de risco e o crescimento descontrolado de edifícios, além da disparidade social que divide a população, utilizando a pintura como meio de evidenciar a segregação social. A ideia do artista é tornar visível um problema que afeta profundamente aqueles que vivenciam as consequências diretas.
Trajetória na arte
Durante a infância, Trompaz teve a oportunidade de conhecer a arte por meio de um concurso oferecido pela Ação Comunitária do Brasil. Seu talento foi reconhecido e ganhou uma bolsa de estudos para aulas de desenho no MuBe, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. Além disso, o artista se destacou ao vencer um concurso promovido por uma marca de roupas californianas, a Volcom.
Museu Casa das Rosas
Um dos principais museus de São Paulo, a Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista e foi construída em 1935, com detalhes da arquitetura francesa. Depois de um período de restauração, o museu abriu as portas novamente no dia 28 de outubro.
Com novas exposições, "Vivências do Novo", projeto de reabertura da Casa das Rosas, é composta por dois módulos. A primeira parte, no térreo, conta com imagens e informações sobre as transformações da Avenida Paulista e sobre o projeto da Casa das Rosas.
Já a segunda parte, "Dimensão Cidade", possui exibições de obras de 15 artistas contemporâneos, com o tema da urbanidade e trabalhos artísticos como pinturas, esculturas e instalações.