O despertar no empreendedorismo pode acontecer de diversas maneiras, seja por vontades e desejos, necessidades, realização de sonhos e até mesmo objetivos de ter o próprio negócio. O seguimento de confeitaria vem crescendo ao longo dos anos e segundo dados da Wise Guy Reports, a previsão é de que o mercado global de confeitarias e doces cheguem a 2,5 bilhões de dólares até o final de 2025.
Natural de Aracaju, a moradora da rua Nelson Maleiro, no Bairro do Curuzu, em Salvador, Vera Lúcia dos Santos Silva (43), encontrou-se no ramo da culinária e confeitaria, e vem fazendo sucesso no bairro e nas redes sociais com as delícias da sua marca “docesdevera”.
Encantada pela cozinha, desde criança Vera fazia comida para suas bonecas em panelas de brinquedo. Anos depois, já na sua fase adulta, após o nascimento da sua filha Cecília, veio a desejo de fazer os bolos de aniversários, principalmente os dos três primeiros anos. A partir daí a vontade de confeitar e cozinhar só foi aumentando.
“Sempre tive a vontade de começar a fazer bolo de encomenda, foi aí então que fiz para uma pessoa que acabou gostando e passando para outra e de repente a vontade de tomar cursos e conhecer novos profissionais de outros estados foi crescendo. A partir daí, não parei mais, e fiquei ainda mais apaixonada pela confeitaria querendo tomar fazer todos os cursos possíveis. Eu me apaixonei pelos bolos, receitas e doces, e foi assim que surgiu a “docesdevera”, explica a confeiteira.
Além de doces e salgados, Vera também é especialista em montar mesas. Fã da culinária a microempreendedora transita em todo tipo de prato, do tradicional ao clássico, fazendo pratos diferentes no dia-a-dia e em momentos especiais, como o natal, pois adora ver a mesa cheia com diversos tipos de prato enfeitando a mesa.
Como em toda área, apesar do dom, o conhecimento técnico foi preciso, e após trabalhar em um restaurante de comida que gostava muito, entendeu que a jornada precisaria de mais estudo e cursos de especialização na área seriam de extrema importância, até mesmo para aprender a administrar seu próprio negócio.
“No início eu fui por mim mesma, depois fui investindo em alguns cursos. Tomei quatro cursos, incluído para vendas. Fiz cursos online de marketing e empreendedorismo, principalmente de professores do ramo da confeitaria. Também especializei em sabores de massas inovadores e decoração com chantilly. Hoje, antes de comprar os produtos, pesquiso em vários mercados, observo os melhores preços. Dou preferência para comprar em quantidade para o produto sair mais barato. ”, explica Vera Lúcia.
A pandemia pegou todos de surpresa, e com Vera não foi diferente, um momento muito difícil, mas ela pensou em formas de driblar a situação” pensei em colocar produtos novos e coisas diferentes que não tinham no mercado. Como as pessoas começaram a ficar sem dinheiro com o desemprego, fiz promoção em meus produtos e as pessoas começaram a ter aquela vontade de receber as promoções em casa, e eu não parei mais, busquei sempre inovar”, conclui Vera Lúcia.
Com o negócio crescendo e ganhando fama nas redes sociais, encomendas de diferentes partes de Salvador começaram a surgir, fazendo com que a demanda aumentasse e consequentemente o número de entregas também. Diante dessa situação, foi preciso investir mais no serviço de entrega para que pessoas de outros bairros tivessem acesso as mercadorias, agora não só em Salvador, mas como região metropolitana também.