Nascido na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Oruam é um dos grandes nomes do trap atualmente. O artista possui grandes sucessos como as músicas “Invejoso", “Assunto Particular”, “Terra Prometida” e “Papo de Agustinho”, que acumulam milhões de visualizações no YouTube.
A Cidade de Deus foi criada pelo governador do Estado de Guanabara, Carlos Lacerda, na década de 1960. Naquela época, indivíduos de diversas favelas do Rio de Janeiro foram removidos de outras áreas, medida que fazia parte de uma estratégia de realocação para conjuntos habitacionais em diferentes locais do Rio, inclusive a Cidade de Deus.
A partir dos anos 80, diversas organizações comunitárias surgiram no bairro, incluindo associações de moradores, agremiações de samba, esportivas, grupos de teatro e dança, cineclubes e movimentos negros. No ano de 2002, o filme "Cidade de Deus" alcançou grande sucesso e trouxe uma ampla visibilidade ao bairro, estigmatizado como um local violento e perigoso.
Como um dos filmes mais famosos do país, a produção "Cidade de Deus" recebeu quatro indicações ao Oscar.
A partir de 2003, ocorreram diversos projetos de desenvolvimento visando transformar a realidade da região. Nesse ano, foi estabelecido o Comitê Comunitário da Cidade de Deus, uma iniciativa que reuniu entidades locais para superar o isolamento e as divisões que afetam a atuação dessas organizações.
Pessoas importantes passaram pela comunidade, como Rafaela Silva, judoca que foi campeã olímpica em 2016 no Rio, e Cidinho e Doca, dupla de funk carioca que criou o sucesso “Rap da Felicidade”.
Em 2011, o bairro recebeu uma visita ilustre, o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que caminhou pelas ruas da comunidade, participou de uma partida de futebol com as crianças e assistiu apresentações de dança, capoeira e grafite.
Segundo dados do IBGE, a população da Cidade de Deus era de 36.515 pessoas em 2010.