O Prêmio Rap Brasil é a mais nova premiação voltada para a cultura hip hop e terá a primeira edição realizada este ano. O objetivo é registrar anualmente os trabalhos mais notáveis e reconhecer os diversos talentos espalhados pelo Brasil, além de preservar a história do gênero e destacar artistas promissores.
O evento nasceu com a união de veículos independentes especializados em cultura, RapMais, Flagra Rap, RapTV, Kalamidade e Inverso, que se juntaram para fazer o prêmio acontecer.
São 17 categorias no total, entre “Hit do Ano” -- indicando “212” de Chefin, “Willy” de Tasha & Tracie, “Vampiro” de Matuê, Teto e Wiu e outros nomes.
Tem também a categoria de “Melhor Colaboração”, com músicas como “Até Sua Alma” de Tasha & Tracie com Djonga, “Frio e Calculista” de MC Poze do Rodo e João Gomes, e “Tudo Nosso” com Filipe Ret e Anitta.
“Melhor Performance ao Vivo” é outra catgoria do prêmio, com indicados como Flora Matos, Matuê e Racionais MC’s, que podem ser votados pelo público. As outras categorias vão ser votadas pela Academia do Rap Brasil.
Como será o júri
A premiação será dividida em cinco classes de jurados: o júri de artes, que conta com um time de 26 artistas (fotógrafos, designers e ilustradores); o júri de produção, com 40 produtores musicais de diferentes gêneros do rap; o júri de audiovisual, com 20 produtores audiovisuais; o júri especializado, composto por integrantes de mídias especializadas em hip hop e profissionais do mercado; e por fim o júri geral, formado por produtores do evento, influenciadores e amantes do movimento.
A primeira edição será no formato online ao vivo, sem apresentações de artistas, mas a expectativa é de que a próxima edição seja feita presencialmente, parecida com as grandes premiações.
Sem previsão dos resultados, os finalistas das categorias específicas e gerais estão sendo divulgados diariamente no Instagram do Prêmio Rap Brasil.
Ainda faltam sete categorias que vão ser anunciadas até domingo (14). Além disso, a premiação conta com categorias de homenagem, como “Contribuição à Cultura”, “DJ Destaque” e “MC de Freestyle”, que vão ser decididas pela organização do prêmio.