Conheça sete curiosidades sobre a cidade de Osasco

Município da Grande São Paulo é conhecido pelo famoso cachorro-quente, mas também reúne fatos inusitados

28 fev 2023 - 05h00
(atualizado em 1/3/2023 às 10h57)
Local onde seria implantado o monumento fica na frente da prefeitura
Local onde seria implantado o monumento fica na frente da prefeitura
Foto: Paulo Talarico/Agência Mural

Osasco completou 61 anos no último dia 19 de fevereiro. O município da região oeste da Grande São Paulo é o 8º mais populoso do estado, totalizando 777 mil moradores. Mas você sabia que, no passado, Osasco era um bairro dentro da cidade de São Paulo e hoje tem um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil? 

A Agência Mural listou essas e mais outras curiosidades sobre a cidade. Confira abaixo! 

Publicidade

1 - O famoso dogão

Não é novidade que o cachorro-quente de Osasco é conhecido dentro e fora da cidade. O lanche ganhou notoriedade porque sempre existiram vendedores no Calçadão de Osasco, no centro do município, e muitos deles se destacaram por causa disso. O cachorro-quente é tão famoso que, em comemoração ao aniversário da cidade, a prefeitura organiza um dogão gigante para celebrar a data. 

O calçadão fica no centro da cidade e é local de trabalho dos famosos vendedores de cachorro-quente
Foto: Paulo Talarico/Agência Mural

2 - Cidade rica, sim!

Osasco tem o 7º maior PIB do Brasil (R$ 76,3 bilhões, segundo o IBGE), estando à frente de várias capitais do país. Mas, apesar de ser reconhecida pela boa economia, a desigualdade social ainda se faz presente na cidade. Bairros como Umuarama, Campesina e Cidade de Deus ainda apresentam queixas de alagamentos, por exemplo.  

Publicidade

3 - Já foi uma periferia de São Paulo 

Antes da emancipação político-administrativa da cidade, em 1962, Osasco era um bairro mais afastado de São Paulo e não era devidamente atendido pela prefeitura. A ideia da emancipação surgiu exatamente pelo desejo dos moradores de uma melhor qualidade de vida e maior infraestrutura. 

A primeira olaria, indústria da cidade, se estabeleceu onde hoje é a região central. E, aos poucos, a região foi crescendo. 

O município de Osasco completou 61 anos em 2023
Foto: Paulo Talarico/Mural

4 - Virou caso de justiça  

No primeiro plebiscito para a emancipação, na década de 1950, o “não” ganhou a votação. Anos depois, mesmo com a ideia ganhando força nas urnas, São Paulo não aceitou bem a divisão, alegando que a votação teria sido ilegal. A capital paulista chegou a ir à justiça contra o plebiscito, mas depois de um tempo deram a causa para Osasco. 

5 - Primeiro voo da américa latina foi em Osasco 

Publicidade
O Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Museu de Osasco, está fechado temporariamente
Foto: Ariane Costa Gomes/Agência Mural

Onde hoje se encontra o Museu de Osasco (na avenida dos Autonomistas, nº 4001), havia o Chalé Brícola, onde morava Dimitri Sensaud de Lavaud. O inventor criou um aeroplano que conseguiu percorrer cerca de 105 metros em 6 segundos e 18 décimos. Isto foi há 113 anos, em 7 de janeiro de 1910, antes mesmo de Osasco se emancipar e de Santos Dumont fazer história na aviação. 

6 - Escultura em homenagem ao voo 

Uma obra de 18 metros foi encomendada para fazer uma homenagem ao voo de Dimitri Sensaud de Lavaud. O objetivo era a escultura ficar na frente da prefeitura de Osasco, mas a obra foi abandonada em uma galeria da cidade de São Paulo e até hoje não há nada no espaço que seria destinado à escultura. 

7 - Greve durante a ditadura 

Após a emancipação do município, os anos de regime militar foram cenário para uma greve que marcou o movimento dos trabalhadores. A manifestação foi contra a empresa Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), em 1968, e o impacto foi tanto que resultou na mudança de prefeito e em um momento turbulento com a chegada do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações