Mundial reuniu 52 equipes de 38 nações em Seul, capital da Coreia do Sul. A final entre Brasil e África do Sul foi para os pênaltis, e mais uma vez, como nas semifinais, seleção brasileira saiu vitoriosa.
O Brasil derrotou a África do Sul nos pênaltis na final da Copa de Cidadania da Coreia, conquistando uma das taças em disputa na Copa do Mundo para Pessoas em Situação de Rua Seul 2024, a Homeless World Cup, cujas regras são diferentes do futebol convencional.
A partida foi disputada na madrugada de 28 de setembro, horário brasileiro. A seleção da África do Sul começou melhor a partida, com dois gols de vantagem. O Brasil abriu o placar com um chute rasteiro da linha do meio-campo. A África do Sul reagiu e abriu 3 a 1, após raro gol de cabeça.
O primeiro tempo, disputadíssimo, terminou com o Brasil vencendo por 4 a 3. O segundo tempo foi marcado por algumas exibições impressionantes no gol, com o goleiro brasileiro segurando os ataques da África do Sul em diversas ocasiões.
O 5 a 3 para o Brasil logo se tornou 5 a 4, e os ataques constantes da África do Sul levaram o time ao empate. A seleção brasileira fez mais um gol, porém permitiu novo empate em rápido contra-ataque. Com 6 a 6, a final foi para os pênaltis.
Assim como nas quartas de final contra a Polônia, o Brasil venceu. O placar fechou em 2 a 1 contra a África do Sul. As batidas de pênalti são alternadas.
Guilherme Araújo, fundador e diretor do Futebol Social, ONG que organiza a seleção brasileira, disse que sua maior felicidade, além do título, é mudar a vida de jovens “do Brasil inteiro, é um movimento muito difícil de ser realizado. São só vitórias”.
O Brasil chegou à Coreia como tricampeão da Homeless World Cup. Com o novo título, não se torna tetracampeão, pois são contados somente os títulos do torneio principal. A conquista brasileira da Copa da Cidadania é considerada de nível 2, entre cinco níveis.
O torneio principal da Homeless World Cup foi vencido pelo Méxixo, no masculino e no feminino.
Realizada desde 2003, a edição deste ano foi a primeira na Ásia. Com apoio da Fifa e depois do filme da Netflix sobre a competição, a visibilidade deve crescer ainda mais.