Curiosidades sobre o Morro da Providência, a 1ª favela carioca

Carregando um grande histórico cultural como berço do samba carioca, a favela é testemunha de memórias e lutas

10 mai 2023 - 11h12
(atualizado às 14h01)
Morro da Providência, a primeira favela carioca
Morro da Providência, a primeira favela carioca
Foto: Reprodução: JR-ART.NET

O Morro da Providência é um local histórico e emblemático da cidade do Rio de Janeiro. Sendo a primeira favela carioca, sua história está ligada ao surgimento e desenvolvimento das comunidades em morros. Desde a fundação até os dias de hoje, o Morro da Providência tem sido palco de muitas transformações e lutas sociais, que ajudaram a moldar a cultura e a identidade carioca.

Guerra de Canudos

Publicidade

Os primeiros moradores do Morro da Providência tiveram como vizinhos os ex-combatentes da Guerra de Canudos, que voltaram sem amparo e se mudaram para a comunidade. Nessa época, o Morro da Providência era conhecido como “Livramento” e em uma das versões, o atual nome surgiu porque em Canudos, na Bahia, havia um rio chamado Providência e isso inspirou o novo nome. Outra versão diz que providência era o que os moradores locais pediam em relação a melhores condições de moradia.

Luz e Água

Antigamente, poucos moradores tinham acesso a luz nas casas e esses que tinham, costumavam compartilhar com os vizinhos. A água era outro problema, porque as pessoas precisavam enfrentar filas para pegar água em bicas localizadas na favela, utilizando grandes latas.

Samba

Publicidade

O Morro da Providência é o berço do samba carioca, região onde surgiram muitos estilos de música e dança. Essa comunidade teve um papel fundamental na construção da identidade cultural do samba, que se tornou um dos principais símbolos da cultura brasileira.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Morro do Livramento, como era chamado o Morro da Providência. O jornalista e escritor era autodidata e aos 15 anos publicou o seu primeiro trabalho literário, o soneto "À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres, em 1854. Seus maiores sucessos incluem “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”.

Novela Lado a Lado

A novela “Lado a Lado", de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, teve cenários inspirados no Morro da Providência. Com a destruição das habitações coletivas e dos cortiços durante a reforma urbana no início do século XX, os personagens se dirigiram para a favela. A produção foi premiada com o Emmy de melhor novela da TV mundial em 2013.

Casa Amarela Providência

Publicidade

Fundada em 2009 pelo artista francês JR e o fotógrafo brasileiro Maurício Hora, a Casa Amarela é um centro de educação que visa colaborar no desenvolvimento humano e territorial pela educação, arte e cultura. Em 2008, na primeira visita de JR ao Morro da Providência, o artista estava em busca de um lugar para expor o seu projeto "Women are Heroes" (Mulheres são Heroínas), mas na época ele recebeu muitos “nãos”.

Quando JR e sua equipe começaram a cobrir uma grande escada com a imagem da avó de um dos meninos assassinados naquela época durante um tiroteio, os moradores a reconheceram e entenderam a importância de seu trabalho. O francês teve permissão dos traficantes para passar 25 dias cobrindo fachadas com os rostos das mães, avós e amigas daqueles meninos, dando visibilidade às mulheres do Morro da Providência através da arte.

Fonte: Visão do Corre
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações