Andrey Santos: de favela em Bangu (RJ) para o Mundial Sub-20

Volante de 19 anos coleciona títulos na base do Vasco e convocações para a seleção brasileira

10 mai 2023 - 15h08
Jogador foi vendido para o Chelsea, mas permanece no clube carioca por empréstimo até junho
Jogador foi vendido para o Chelsea, mas permanece no clube carioca por empréstimo até junho
Foto: Reprodução/Instagram/@andreysantos_5

Nascido e criado na favela Vila Aliança, em Bangu, no Rio de Janeiro, o volante Andrey Santos está entre os jogadores escalados para o Mundial Sub-20. Driblando dificuldades financeiras na infância, o atleta sempre teve o incentivo da família e hoje brilha no Vasco e na seleção brasileira. 

Após a Copa do Mundo Sub-20, o jogador de 19 anos dará o primeiro passo na carreira internacional. Andrey foi vendido para o Chelsea, mas permanece no clube carioca por empréstimo até o dia 30 de junho. Depois, ele se muda definitivamente para a Inglaterra para se preparar para a próxima temporada. 

Publicidade

Desde os 17 anos o atleta faz aulas de inglês já pensando na carreira internacional. Para ele, estudar é algo que gosta de fazer e entende ser muito importante. O volante revelou o interesse também pelo meio acadêmico e projeta uma carreira como técnico no futuro.

Carreira e títulos

O meio-campo teve o primeiro contato com o futebol sem pretensões de ser profissional. Quando tinha quatro anos, a falecida avó Sueli foi quem o matriculou na escolinha de futsal do Bangu. O menino tomou gosto pelo esporte e passou a competir. 

Dois anos depois, ele disputou uma competição contra o Vasco. O clube gostou tanto do desempenho do garoto que ele permaneceu no clube por mais de 10 anos. O primeiro contrato profissional de Andrey foi assinado em agosto de 2020, aos 16 anos. 

Publicidade

Na seleção, a primeira convocação veio aos 14 anos. Com o sub-20, conquistou a Copa do Brasil, a Supercopa e o Campeonato Carioca.

Mundial Sub-20

A seleção brasileira iniciou a preparação para os jogos da Copa do Mundo Sub-20 na segunda-feira (8), na Granja Comary, em Teresópolis. Na próxima semana, no dia 16, a delegação embarca para a Argentina, sede da competição.

O Brasil está no Grupo D, com Itália, Nigéria e República Dominicana. A seleção estreia no dia 21 de maio contra os italianos.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se