Taça das Favelas Nacional: equipes de São Paulo entram em campo pelo título do Favelão

Seleções feminina e masculina, formadas por atletas das favelas do estado, disputam finais na Arena Barueri contra Rio de Janeiro e Goiás

17 nov 2022 - 14h07
(atualizado às 15h47)
Lance da partida entre São Paulo e Minas Gerais @Paulo Henrique/Instagram
Lance da partida entre São Paulo e Minas Gerais @Paulo Henrique/Instagram
Foto: Agência Mural

As equipes feminina e masculina de São Paulo estão na final da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão. Seleções de 16 estados participaram do torneio disputado até aqui, entre 3 e 10 de novembro, na Vila Manchester, zona leste da capital.

As finais serão no sábado,19, na Arena Barueri, na Grande São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Globo a partir das 14h. A entrada será gratuita, mas para garantir o acesso ao evento, é necessário retirar o ingresso antecipadamente no próprio estádio ou nas comunidades. 

Publicidade

Os atletas que disputam o Favelão foram selecionados em peneiras realizadas em cada estado participante com quem jogou a Taça das Favelas deste ano. Em São Paulo, o Paraisópolis, pelo feminino, e o Jardim Ibirapuera, no masculino, times da zona sul, conquistaram os títulos.

Clássico regional

No lado feminino, São Paulo e Rio de Janeiro medirão forças em um clássico da região sudeste. As cariocas venceram na semifinal a seleção de Brasília, do centro-oeste, por 1 a 0, enquanto as paulistas passaram por Minas Gerais, também do sudeste, pelo placar de 2 a 1.

Os dois gols da seleção paulista foram marcados por Suellen, atacante do Paraisópolis. A jogadora é a artilheira isolada do Favelão com 5 gols. Além disso, outro destaque da equipe é o setor defensivo, já que levou apenas 1 gol em quatro jogos.

São Paulo chega à decisão com a melhor campanha da fase de grupos. Após vitórias contra Ceará e Mato Grosso e um empate contra Brasília, avançou em primeiro no grupo C com 7 pontos.

Publicidade
Paulistas eliminaram Ceará na semifinal e enfrentam o Goiás @Arquivo Pessoal
Foto: Agência Mural

Favelas de SP e Centro Oeste

No masculino, temos o único representante fora da região sudeste na decisão. O Goiás, do centro-oeste, derrotou o Rio de Janeiro nos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal e irá encarar a seleção das favelas paulistas, donos da casa.

Os paulistas eliminaram o Ceará, do Nordeste, com uma vitória por 2 a 0 na semifinal. Kauã Henrique, atacante do Jardim Irene, da zona sul, e Felipe Alcântara, atacante do Jardim Ibirapuera, fizeram os gols que colocaram São Paulo na decisão.

Goiás é a única seleção fora da região sudeste na final do Favelão @Angélica Alves/Divulgação
Foto: Agência Mural

Entendendo o Favelão

Diferentemente das edições estaduais da Taça das Favelas em que os jogos são todos eliminatórios, o Favelão conta com o formato de fase de grupos antes do mata-mata.

Neste ano, 12 seleções femininas e 16 seleções masculinas participaram da edição. De acordo com a categoria, elas foram divididas em três e quatro grupos com quatro seleções em cada, respectivamente.

Publicidade

A melhor seleção de cada grupo avançou às semifinais. Na competição feminina, a melhor segunda colocada entre todos os grupos também se classificou.

Final do Favelão

Decisão feminina: São Paulo x Rio de Janeiro

Data e horário: Sábado (19), 14h

Decisão masculina: São Paulo x Goiás

Data e horário: 15h30

Endereço: Arena Barueri: Av. Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001 - Jardim Belval, Barueri

Preço: A entrada será gratuita, mas para garantir o acesso ao evento, é necessário retirar o ingresso antecipadamente no próprio estádio ou nas comunidades

 

Foto: Agência Mural
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações