História do samba: conheça o estilo que nasceu no Brasil

Confira a origem de um dos gêneros musicais brasileiros mais populares no país

10 jan 2023 - 18h31
(atualizado em 11/1/2023 às 14h45)

O samba nasceu em solo brasileiro, mais especificamente na Bahia, no século XIX. Originou-se das manifestações rítmicas trazidas pelos negros escravizados. Apesar de hoje ser um dos ritmos musicais mais populares do país, houve um período em que era proibido tocá-lo, pois era malvisto - assim como tudo que estava ligado à cultura negra. Foi somente no século XX que o gênero passou a ser considerado um símbolo nacional e cultural.

Samba é um dos ritmos musicais mais populares no Brasil
Samba é um dos ritmos musicais mais populares no Brasil
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Primeiro samba brasileiro 

"Pelo telefone", do compositor Donga, é considerado o primeiro samba a ser gravado e registrado no país, em 1916. Junto ao processo de registro da música, estava uma partitura manuscrita para piano, assinada por Pixinguinha. A canção foi um imenso sucesso no Carnaval do ano seguinte.

Publicidade

Noel Rosa

Noel Rosa, que está entre os maiores compositores de samba, é também apontado como um dos responsáveis por popularizar o gênero musical no Brasil. Gravada em 1930, a música "Com que roupa" é considerada um grande clássico até hoje. No YouTube, a canção tem mais de 900 mil visualizações.

Mudanças rítmicas 

À medida que o samba se espalhou pelo país, ganhou características próprias e novos estilos. Além disso, essas mudanças também foram responsáveis por dar origem a outros estilos: gafieira, samba de breque, pagode, samba-rock, samba-enredo e samba-canção.

Samba-enredo é considerado patrimônio imaterial do Brasil
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Patrimônios

O samba de roda, originário da região do Recôncavo Baiano e raiz do samba que conhecemos hoje, é reconhecido como "obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade" pela UNESCO, desde 2005. Já o partido-alto, o samba de terreiro e o samba-enredo, vertentes do samba carioca, são considerados patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Grandes sambistas

Dentre os grandes sambistas, destacam-se: Cartola, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, entre muitos outros.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se