Ao longo do tempo, especialmente durante o século 20, a urbanização de São Paulo expandiu-se para a zona leste, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento do bairro Itaim Paulista. A chegada de imigrantes e migrantes provenientes de diferentes partes do Brasil contribuiu para a diversidade cultural da área.
Durante a década de 1970, o bairro passou por um notável crescimento populacional devido a construção de conjuntos habitacionais destinados a acolher famílias de baixa renda, essa fase foi caracterizada por um acelerado processo de urbanização que trouxe mudanças significativas à região.
No século 19, com a implantação da Ferrovia Estrada do Norte, a região passou a vivenciar um período de desenvolvimento, com a construção de casas perto dos trilhos da ferrovia. Ao mesmo tempo em que a economia se fortalecia, o Itaim alcançou sua emancipação política, e em 1980, a área passou a ser um distrito autônomo.
O que significa Itaim Paulista?
No século 19, a região onde hoje se encontra o bairro Itaim era predominantemente rural, com fazendas e chácaras. O nome “Itaim” tem origem na língua tupi-guarani e significa “pedra pequena”.
Divisas
Itaim Paulista faz divisa com três municípios de São Paulo: Itaquaquecetuba, por meio da Avenida Marechal Tito; Ferraz de Vasconcelos, que pode ser alcançado pela Rua Tibúrcio de Souza ou Avenida Itajuíbe; e Poá, acessado por uma ponte sobre o córrego Três Pontes, e Guarulhos.
População
Segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010, o bairro de Itaim Paulista contabiliza uma população de 224.074 mil habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 18.673 hab/km².
Como é o transporte no Itaim Paulista?
No Itaim Paulista, o transporte é servido com a presença das Estações Itaim Paulista e Jardim Romano da linha 12 da CPTM, que atendem ao distrito, além de uma extensa rede de linhas de ônibus municipais da SPTrans e intermunicipais da EMTU.
Quais atividades de lazer no Itaim Paulista?
A paisagem do Itaim Paulista é marcada por uma grande variedade de estabelecimentos, onde se mesclam áreas residenciais, comércio local e espaços de lazer. Entre diversas opções de diversão, há a Casa de Cultura Itaim Paulista, que oferece uma ampla variedade de cursos, oficinas, palestras, teatro e outras experiências enriquecedoras.
Além disso, o Parque Ecológico Central de Itaim é uma ótima alternativa para aproveitar o final de semana com trilhas de caminhada, playground para as crianças, pista de skate e Biblioteca do Verde.