Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar no segundo turno a vaga para o Palácio do Planalto. Com 99,99% das urnas apuradas, o petista foi o mais votado neste domingo (2), com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro recebeu 43,20% dos votos.
As pesquisas eleitorais indicavam uma possibilidade de Lula ser eleito já no primeiro turno, mas o ex-presidente não conseguiu garantir mais de 50% dos votos válidos, o que seria necessário para encerrar a disputa neste domingo.
Com isso, os eleitores devem voltar às urnas no dia 30 de outubro para definir quem assume a presidência pelos próximos quatro anos.
Na capital paulista, Lula teve a maioria dos votos, sendo escolhido por 47,39% dos eleitores. Ele desempenhou melhor em regiões periféricas como Piraporinha (62,16%), na zona sul, e Cidade Tiradentes (60,77%), na zona leste, mas também conseguiu votos em zonas centrais como Bela Vista (56,46%) e Santa Efigênia (48,63%).
O petista venceria no primeiro turno em 21 zonas da cidade. Bolsonaro teve 38,06% dos votos válidos de São Paulo e não venceria no primeiro turno em nenhuma zona eleitoral.
O atual presidente desempenhou melhor em regiões como Santana (48,73%), na zona norte, Vila Formosa (49,32%), na região leste, e Jardim Paulista (46,27%), na zona oeste. Em geral, os bairros e distritos onde ele recebeu mais apoio foram os mesmos que optaram por Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa estadual.