Lula vence Bolsonaro em bairros periféricos de São Paulo

Candidato do PT registrou a maioria dos votos em Cidade Tiradentes e Piraporinha; o atual presidente teve mais votos em Santana e Vila Formosa

3 out 2022 - 13h01
(atualizado às 13h36)
Foto: Reprodução / Agência Mural

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar no segundo turno a vaga para o Palácio do Planalto. Com 99,99% das urnas apuradas, o petista foi o mais votado neste domingo (2), com 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro recebeu 43,20% dos votos.

As pesquisas eleitorais indicavam uma possibilidade de Lula ser eleito já no primeiro turno, mas o ex-presidente não conseguiu garantir mais de 50% dos votos válidos, o que seria necessário para encerrar a disputa neste domingo.

Publicidade

Com isso, os eleitores devem voltar às urnas no dia 30 de outubro para definir quem assume a presidência pelos próximos quatro anos.

Na capital paulista, Lula teve a maioria dos votos, sendo escolhido por 47,39% dos eleitores. Ele desempenhou melhor em regiões periféricas como Piraporinha (62,16%), na zona sul, e Cidade Tiradentes (60,77%), na zona leste, mas também conseguiu votos em zonas centrais como Bela Vista (56,46%) e Santa Efigênia (48,63%).

O petista venceria no primeiro turno em 21 zonas da cidade. Bolsonaro teve 38,06% dos votos válidos de São Paulo e não venceria no primeiro turno em nenhuma zona eleitoral.

O atual presidente desempenhou melhor em regiões como Santana (48,73%), na zona norte, Vila Formosa (49,32%), na região leste, e Jardim Paulista (46,27%), na zona oeste. Em geral, os bairros e distritos onde ele recebeu mais apoio foram os mesmos que optaram por Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa estadual.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se