Josley Caio de Faria, mais conhecido como MC Dede, foi detido na manhã de quinta-feira (3), sob acusação de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Segundo Cleber Alvez, o Bio G3, empresário musical e amigo do funkeiro, Dede voltava para casa após uma festa e foi preso em uma operação da Polícia Civil na Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo.
Bio G3, nome influente do funk na região, afirma que Dede não é ligado ao tráfico de drogas. “Aconteceu uma batida policial enquanto ele cumprimentava uns amigos. Dede acabou sendo preso junto. Coloco minha mão no fogo por ele. É impossível esse cara ter uma vida criminosa”, diz, em vídeo publicado no Instagram.
O empresário também destaca a questão racial e pede solidariedade ao artista. “É um cara preto, na periferia e estava bem vestido. Estava na hora errada, no lugar errado. Vamos prestar solidariedade ao MC Dede e pedir sua liberdade.”
Em nota, a defesa de MC Dede nega as acusações e afirma que “tomará todas as medidas judiciais cabíveis para demonstrar a sua inocência, bem como usará dos mecanismos processuais para restabelecer a sua liberdade”. A publicação foi feita nas redes sociais de Dede – que possui mais de 2,9 milhões de seguidores.
Os advogados também pedem urgência na conclusão das investigações, principalmente na análise do celular de Dede – que forneceu de forma voluntária a senha de acesso.
Manifestação a favor de MC Dede
A nota ainda divulga que nesta segunda-feira (7), às 14h, haverá uma manifestação em favor do cantor, no Conjunto Habitacional Castro Alves, na Praça da Cidade Tiradentes, local de nascimento de Dede.
Operação Luck Street
A audiência de custódia ocorreu no Fórum da Barra Funda, na sexta-feira (4). A ação que ocasionou a prisão de Dede é denominada Operação Luck Street. Foi realizada por equipes do Cerco (Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado), da 8° Delegacia Seccional, para cumprir três mandados de busca e apreensão, de acordo com reportagem do R7.
Durante a operação, uma das equipes flagrou sete homens, que correram ao perceber a presença policial, retornaram para o prédio e entraram em um dos apartamentos. Ao entrarem na residência, segundo a polícia, encontraram sete rapazes, incluindo MC Dede.
O cantor teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e foi encaminhado ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.
Quem é MC Dede?
Cria de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, o MC é um dos pioneiros do funk ostentação e estourou com o hit “Olha o Kit”. Além de contar com outros hits que estão decorados na memória, como "As Mina do Camarote" e "Pani na Nave". O cantor também ostenta milhões de visualizações no YouTube.
Antes de brilhar na música e fazer parte do casting da KondZilla e Love Funk, Josley chegou a trabalhar como gari.