Previsto para outubro deste ano, Pernambuco terá o primeiro restaurante social formado por ex-presidiários que já cumpriram pena e buscam se ressocializar na sociedade.
O estabelecimento, que será montado no centro de Recife, especificamente no bairro dos Coelhos, tem o objetivo de oferecer oportunidade de emprego para indivíduos que saíram do sistema prisional. Serão servidas refeições no valor de R$ 5 reais para a população de baixa renda e em estado de vulnerabilidade.
Por meio da parceria entre a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região e do Instituto Fênix, associação sem fins lucrativos que promove a ressocialização de jovens infratores e egressos do sistema prisional, o espaço será na sede do Instituto Fênix, na Rua dos Coelhos, 485, em frente ao Imip.
Com a ideia de funcionar de segunda a sexta-feira, no horário do almoço, é esperado que o fluxo de frequentadores diários alcance no mínimo 200 pessoas.
No estabelecimento, irão trabalhar profissionais capacitados, como nutricionista e chefe de cozinha formados em gastronomia pela Faculdade Senac, juntamente com uma equipe composta por administradores, cozinheiros, auxiliares de cozinha e garçom, todos eles ex-presidiários que já cumpriram suas penas.