O trap é um gênero musical derivado do rap, com batidas pesadas e letras que retratam a realidade das favelas e conteúdo urbano, tendo um estilo instrumental que geralmente apresenta um número menor de batidas por minuto (BPM) em comparação com o boom bap.
O trap está no auge, sendo um gênero musical derivado do rap, que se originou na década de 1990 em Atlanta, no sul dos Estados Unidos. Ele é caracterizado pelo uso de batidas pesadas, sintetizadores, samples de instrumentos acústicos e eletrônicos.
O trap tem um estilo de instrumental que geralmente apresenta um número menor de batidas por minuto (BPM) em comparação com o boom bap.
O ritmo do trap tem um bumbo mais marcante e potente, como o Roland TR-808 (uma bateria eletrônica), e uma caixa com sonoridade mais suave.
A música trap apresenta sons de alta intensidade e frequência aguda, características típicas da música eletrônica, que proporcionam um ritmo bem dançante. Dessa forma, os sons predominantes na composição são instrumentais, tendo em vista a valorização e aprimoramento dessas características musicais.
Qual é o significado de trap?
O nome “trap” vem da palavra “trap house”, termo usado para se referir às casas onde se vendiam drogas ilegais em bairros dos Estados Unidos.
As letras das músicas frequentemente retratam a realidade dos bairros periféricos, destacando a violência, drogas, a vida nas ruas, a luta para sobreviver em um mundo hostil e as consequências de se envolver com o crime.
Apesar de suas origens controversas, o trap se tornou um dos gêneros musicais mais populares dos últimos anos, sendo usado como uma forma de expressão artística e social.
Qual a diferença entre rap, trap e hip hop?
Apesar do rap, trap e o hip hop serem gêneros musicais relacionados, cada um tem suas próprias características distintas. Se liga:
Rap
O rap é um gênero musical que se originou na comunidade afro-americana no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, em Nova York. Ele se caracteriza pelo uso de rimas e ritmo falado, geralmente acompanhados de uma batida simples e uma linha de baixo forte. As letras das músicas de rap costumam abordar temas sociais, políticos e culturais, como questões raciais, desigualdade, violência urbana e a vida nas ruas.
Hip hop
O hip hop surgiu no final dos anos 1970 em comunidades afro-americanas e latino-americanas, também em Nova York. Ele se caracteriza por batidas rítmicas, samples de outras músicas, scratches e o uso de rimas faladas em ritmo com a música. As letras das músicas de hip hop costumam abordar temas como desigualdade racial e violência.
Trap
O trap é um subgênero do rap. É caracterizado pelo uso de batidas lentas e pesadas, com um forte uso de sintetizadores. As letras das músicas de trap falam sobre temas relacionados ao cotidiano urbana, nas favelas, drogas, sexo, dinheiro e poder. O trap geralmente não segue uma estrutura definida, permitindo que os artistas experimentem mais com as batidas e a estrutura geral da música.
Principais nomes do trap brasileiro
Matuê
Matheus Brasileiro Aguiar, de 29 anos, mais conhecido como Matuê, é um dos representantes mais populares do trap nacional. Em 2020, o cantor lançou seu primeiro álbum “Máquina do Tempo”, batendo recordes de reproduções em plataformas digitais no dia da estreia. Matuê é destaque no cenário musical desde o início de sua carreira em 2016, com o single “RBN”.
MC Ryan SP
Nascido e criado na favela Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo, Ryan Santana dos Santos ou MC Ryan SP, tem 21 anos e ficou conhecido por seus sucessos como “Revoada Sem Você”, “Favela”, “Vergonha para Mídia” e outros hits que retratam a realidade da favela e suas experiências.
L7nnon
Lennon dos Santos Barbosa Frassetti foi criado em Realengo, no Rio de Janeiro. Chegou a fazer sucesso como skatista e, em meio a vivência dos campeonatos pelo mundo, lançou sua primeira música “Mais Um Capítulo”, em 2017. Em novembro de 2020, L7nnon lançou o primeiro álbum, “Hip Hop Hare”, e não demorou muito para que o projeto ficasse entre os 50 mais ouvidos do Spotify, com mais de 60 milhões de streams.
MC Cabelinho
Victor Hugo Oliveira do Nascimento, de 27 anos, mais conhecido como MC Cabelinho, nasceu na favela Pavão-Pavãozinho, na zona sul do Rio de Janeiro. Começando a lançar músicas de forma independente na internet em 2011, hoje o cantor conta com grandes hits como “Eu Te Avisei”, “Essência do Cria” e “X1”.
Artistas de trap internacionais
Travis Scott
Jacques Berman Webster II, 31 anos, mais conhecido por seu nome artístico Travis Scott, é um dos maiores nomes do trap. Começando a carreira como produtor musical aos 17 anos, seus primeiros lançamentos foram as mixtapes “Cruis’n USA”, “Owl Pharaoh” e “Days Before Rodeo”. Em 2015, seu primeiro álbum de estúdio, "Rodeo", ganhou vida.
Lil Peep
Gustav Åhr, o Lil Peep, foi um grande nome no cenário do trap que infelizmente faleceu em novembro de 2017, era conhecido por seu som emo e melódico. Ganhou reconhecimento em 2015 com a mixtape “Lil Peep Part One”, e então em agosto de 2017 lançou seu álbum de estreia “Come Over When You’re Sober (Part One)”, misturando elementos emo, punk e trap, com letras emotivas.
Cardi B
Nascida e criada no Bronx, em Nova York, Belcalis Marlene Almanzar, conhecida profissionalmente como Card B, começou a carreira como dançarina e stripper. Em 2015 ela participou do reality “Love & Hip Hop”, do VH1, programa que acompanha mulheres do rap. Com a música “Bodak Yellow”, lançada em junho de 2017, Cardi B se tornou rapidamente um sucesso, alcançando o topo das paradas musicais americanas por três semanas seguidas.
Migos
Formado em 2008 na Geórgia, Estados Unidos, os integrantes Offset, Quavo e Takeoff lançaram o primeiro álbum do grupo, “Yung Rich Nation”, em 2015. Com o single “Bad and Boujee”, o grupo alcançou o topo da Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro número um dos Migos nos Estados Unidos. Juntos eles lançaram quatro álbuns de estúdio, “Yung Rich Nation” (2015), “Culture” (2017), “Culture II” (2018), e o mais recente, “Culture III” (2021).