Força-tarefa está concentrada nas apresentações musicais com grandes nomes da MPB, no Boulevard Olímpico, e na cúpula de chefes de governo, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Flamengo.
A Comlurb preparou um planejamento especial para o G-20, até 20 de novembro, em diversos pontos das zonas sul e central do Rio de Janeiro, com efetivo total de 3 mil garis. A limpeza regular da cidade está mantida.
O planejamento para o G20 prevê reforço de equipes nas vias principais de acesso à cidade, na proximidade de hotéis que receberão as delegações e pontos turísticos. Os eventos principais serão a cúpula dos chefes de estado e shows.
Boulevard Olímpico, local dos shows
No local onde ocorrem apresentações de grandes nomes da MPB, o Boulevard Olímpico, serão 325 garis por dia. Eles vão realizar varrição manual e mecanizada, remoção e coleta de resíduos, incluindo a Praça Mauá e vias de acesso.
Além disso, serão utilizados:
- Três caminhões compactadores; quatro mini varredeiras, duas varredeiras de médio porte e duas varredeiras de grande porte.
- Oito pipas d'água e quatro vans motobomba para limpeza hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito;
- Dois catamarãs que farão a limpeza do espelho d'água do entorno do Museu do Amanhã.
- Estão instalados 300 contêineres de 240 litros, 48 contêineres de 1.200 litros e 160 papeleiras em todo o entorno do Boulevard Olímpico.
Cúpula de líderes, no MAM
No MAM, serão 450 garis que farão varrição, remoção e coleta de resíduos, incluindo o entorno. Todo o serviço de roçada das áreas gramadas já foi finalizado.
Apenas na área interna do MAM serão 60 garis divididos em três turnos, que farão o serviço com duas mini varredeiras. Além disso, serão:
- Seis caminhões compactadores, duas mini varredeiras, duas varredeiras de médio porte e duas varredeiras de grande porte;
- Limpeza hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito será garantida com oito pipas d'água e quatro vans motobomba;
- Limpeza da Praia do Flamengo com dois tratores de praia e dois implementos traseiros para peneirar e revolver a areia.
- Serão 250 contêineres de 240 litros, 28 contêineres de 1.200 litros e 60 papeleiras no entorno do evento.