Motoboys se unem e doam pizzas para crianças no litoral de São Paulo

Voluntários deixam de jantar e contam com a ajuda de parceiros para as ações em áreas de risco social

8 nov 2022 - 10h44
(atualizado às 14h30)
Motoboys se unem e deixam de jantar para doar pizzas a crianças no litoral de SP
Motoboys se unem e deixam de jantar para doar pizzas a crianças no litoral de SP
Foto: Reprodução/Instagram: Projeto Lorena 013

Um grupo de motoboys de Santos, no litoral de São Paulo, se uniu para levar alegria para crianças de comunidades da região. Com o 'Projeto Lorena 013', cerca de 40 entregadores doam suas jantas que receberiam na pizzaria que trabalham e contam com parcerias para levar pizzas aos pequenos que moram em área de risco social. 

Em entrevista ao Terra, o motoboy Gabriel Queiroz Alves, de 29 anos, um dos idealizadores do projeto,  conta que ele e os outros entregadores que criaram a ação trabalham em uma pizzaria da cidade. A ideia do grupo de fazer as doações surgiu em 2021, após eles notarem as sobras de algumas pizzas.

Publicidade

"Lá [na pizzaria] tem muito pedido, porque é bem movimentado, então acaba também tendo alguns imprevistos, como pizza virada, queimada, cliente que cancela o pedido. Então sobravam essas pizzas no final do expediente", explica. 

Para evitar o desperdício dessas pizzas que seriam descartadas, ele e os colegas resolveram distribuí-las a moradores de rua e crianças que encontravam nas ruas. Até que, em meio às entregas para essas pessoas em vulnerabilidade, um dos motoboys teve a ideia deles abrirem mão das pizzas que são disponibilizadas para eles jantarem, cerca de 20, e eles fizeram uma grande doação para crianças de um bairro da cidade, o Saboó, no dia 3 de maio do ano passado. 

"Foi a primeira edição que a gente fez nesse bairro e vamos lá até hoje. A gente já conhece até as crianças pelo nome de tanto que a gente vai lá. E nessa primeira edição a gente conseguiu ajuda de outra pizzaria em que um dos organizadores do evento trabalhava". 

Publicidade

A iniciativa dos motoboys não tinha ainda um nome definido, até que, em uma das entregas, uma das crianças que foi pegar o alimento, chamada Lorena, ficou sem pizza, já que ao chegar a vez dela já havia acabado. Para garantirem que a criança não ficasse triste e sem pizza, eles retornaram a comunidade e levaram uma especialmente para ela.

Foi assim que o grupo decidiu dar nome a iniciativa em homenagem a pequena Lorena, criando assim o 'Projeto Lorena 013'.  Atualmente, os motoboys já fizeram mais de quinze edições de doações de pizzas às crianças, sendo que duas delas foram especialmente em comemoração ao Dia das Crianças e uma ao Natal. 

Nesse último Dia das Crianças, além das pizzas e refrigerantes, o grupo conseguiu arrecadar dinheiro e levar brinquedos aos pequenos, que não esconderam a felicidade na festa promovida pelos motoboys. Veja abaixo:

Parcerias

Gabriel relata que eles contam com parcerias de outras pizzarias. "Teve uma edição que tivemos quase vinte pizzarias ajudando e levamos mais de 100 pizzas no Morro Santa Maria". Além disso, muitas adegas das comunidades em que os entregadores realizam as ações os ajudam com a doação de refrigerantes para as crianças. "E a gente também conta com as parcerias das pessoas físicas que ao se interessar pelo nosso projeto é só chamar no nosso DM que a gente passa a chave Pix", acrescenta ele.

Publicidade

O motoboy, que é um influenciador digital na profissão, com mais de 10 mil seguidores em seu perfil pessoal, também cuida das redes sociais do projeto. "Todo dinheiro que recebemos, depois sempre postamos as notinhas com todos os valores que gastamos para deixar bem nítido que a gente não não quer nada para nós, tudo que a gente faz do projeto é para as crianças. Várias edições a gente acaba deixando de jantar e doa tudo [pizzas] para elas", diz.  

A dedicação dos motoboys em manter a ação já atraiu entregadores até da capital paulista, que vieram para o litoral especialmente para participar da iniciativa. "Às vezes é difícil, tem vezes que a gente não tem ajuda de muitas pizzarias para ir, mas acabamos indo com o que a gente tem e é muito sorriso que a gente vê. Já teve criança que falou que nem lembrava quando foi a última vez que comeu pizza, sabe? Imagina a gente saber que está proporcionando isso, é negócio que acaba tocando muito o coração", destaca Gabriel. 

Alcance nas redes sociais

Gabriel começou a ter crescimento nas redes sociais ao postar um vídeo durante o começo da pandemia, em que incentivava as pessoas a valorizarem o trabalho dos motoboys em um momento tão difícil. A postagem teve milhares de compartilhamentos e desde então ele faz posts em que mistura motivação com comédia ao falar de sua profissão, somando mais de 10 mil seguidores no Instagram. 

E o jovem aproveita o engajamento de sua rede social para fazer boas ações e conseguir ainda mais alcance para o projeto. Em seu perfil, ele já fez rifas até mesmo para ajudar crianças com problemas que não envolviam a ação do projeto. 

Publicidade

"A gente faz de tudo para o projeto continuar. Algumas vezes até imploramos, chamamos atenção nos nossos stories pedindo ajuda de novos patrocinadores ou de velhos patrocinadores que quiserem voltar a ajudar. Se cada pizzaria ajudar com uma ou duas pizzas, já faz muita diferença. E poder ajudar as crianças é uma sensação inexplicável. Sempre que chegamos eles já começam a correr, pular e gritar de alegria. Eles fazem uma grande festa", finaliza ele. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações