Sem dizer uma palavra, motoboy viraliza com vídeo sobre trabalho no iFood

Entregador paulista mostra os privilégios da estrutura de quem atua no escritório da empresa e a realidade do trabalho nas ruas

16 mai 2023 - 13h46
(atualizado às 18h34)
Motoboy grava vídeo em calçada e viraliza nas redes sociais
Motoboy grava vídeo em calçada e viraliza nas redes sociais
Foto: Reprodução/TikTok

A mesma empresa, duas realidades de colaboradores. Sem dizer uma palavra sequer, um motoboy de São Paulo tem viralizado em vídeo que compara sua rotina de trabalho como entregador do iFood com a estrutura oferecida a uma funcionária da companhia. Publicado na segunda-feira (15) no TikTok, o vídeo já foi replicado em dezenas de páginas no Instagram. 

Enquanto a funcionária fazia um tour pelo escritório, mostrando a estrutura da sede da companhia, o motoboy reagia ao conteúdo sentado na calçada. Ela mostra todas as salas de reuniões, setores para jogar videogames e lazer, refeitórios, geladeiras recheadas de comidas e bebidas à disposição. 

Publicidade

O autor do vídeo trabalha há três anos como motoboy e conversou com a reportagem do Visão do Corre em uma rede social. Segundo ele, que prefere não dar detalhes sobre sua identificação, a repercussão do vídeo foi uma surpresa.

"Eu só estava na rua, na calçada, onde fico todos os dias esperando o iFood tocar, assistindo TikTok", conta o jovem. 

"Aí apareceu o vídeo dela. Achei engraçado ela mostrando tudo aquilo, enquanto eu almoçava minha Trakinas e tomava minha água. Quis mostrar as duas realidades", comenta ele, que não possui um lugar adequado para realizar as refeições durante o expediente. 

Jornada de mais de 12 horas

Publicidade

Um estudo encomendado ao Instituto Locomotiva pelo iFood, e divulgado pela reportagem da Agência Pública, revela que cerca de 61% dos entregadores declararam trabalhar sete dias por semana. 

A ponta dos serviços de entrega por aplicativo detém condições mínimas de trabalho, como é o caso do entregador que produziu o vídeo. Ainda de acordo com a pesquisa, 47% dos entregadores disseram trabalhar mais de 10 horas por dia e 17% fazem uma jornada de mais de 12 horas de trabalho diariamente, sem qualquer estrutura. 

O levantamento foi feito em março de 2021, por meio de entrevistas com 1.484 entregadores em todo o país, selecionados a partir de uma base de dados nacional do iFood.

Outro lado

Em nota, o iFood respondeu que "um dos seus principais objetivos é trabalhar pela valorização dos entregadores, seja ao proporcionar melhores condições para a geração de renda, ou oferecendo iniciativas de capacitação para que tenham acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho".

Publicidade

"Em 2022, a companhia investiu mais de 74 milhões no Delivery de Vantagens, que reúne todos os benefícios a esses profissionais de forma gratuita ou com descontos, como assistência à saúde, seguros contra acidentes pessoais, pontos de apoio e programas de educação", informa. 

Segundo a empresa, os entregadores podem ter acesso desde a educação básica, como o Meu Diploma do Ensino Médio, até programas de formação superior, com desconto de até 100% na Faculdade das Américas (FAM) e especialização em tecnologia com o Potência Tech. 

"Entendendo seu papel diante da categoria, a empresa também segue empenhada na discussão por uma regulação que possa contribuir para melhorar as condições de trabalho no dia a dia", finaliza. 

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se