Depois de uma intensa corrida eleitoral, chegou o tão esperado mês da copa do mundo, o momento que une todas e todos em um só lugar — na frente da TV acompanhando as seleções do mundo todo, mas quem consegue curtir um bom futebol sem um aperitivo para petiscar?
Pensando nisso, traremos aqui para a coluna uma série com petiscos veganos e muito saborosos.
Sempre que pensamos em petiscos, só conseguimos lembrar dos produtos de origem animal, porém, temos uma gama de opções veganas para acompanhar os jogos sozinhos ou em galera. Não precisamos assistir aos jogos consumindo produtos de origem animal, como mortadela, salsicha, carne.
Hoje vamos aprender como fazer um pastelzinho vegano recheado com proteína de soja ou você faz com recheio da sua preferência, e explicaremos um pouco sobre como encontrar uma massa sem leite, ovos ou gordura animal.
Indo ao mercadinho:
Na padaria, no mercado ou supermercado é só ir até à geladeira onde ficam as massas de pastel e ler os ingredientes na parte de trás da embalagem, é muito simples, e por incrível que pareça a maioria vai apenas farinha, água, sal, açúcar, óleo vegetal e algum conservador.
Assim que você conseguiu a massa é só ir para cozinha preparar o recheio.
Receita:
Massa de pastel
200g de proteína de soja miudinha
Azeitonas
2 Limões grandes
1 Cebola
3 dentes alhos
Um punhado de salsinha
Temperos a gosto (páprica defumada, sal e limão pepper)
500 ml de óleo para fritar
Bora fazer o recheio:
1. Separa a proteína de soja em uma tigela e coloque páprica defumada, limão pepper e sal
2. Ferva a água e depois despeje ainda quente na soja
3. Deixe hidratando por 15 minutos com temperos e suco de um limão
4. Jogue a água fora e pique a cebola e o alho
5. Refogue a cebola e o alho e coloque toda a proteína de soja, coloque as azeitonas e tempere com páprica defumada, salsinha, limão pepper, sal e por último acrescente o limão
Bora fazer esse pastel:
1. Abra a massa, e corte cada parte formando retângulos de cerca de 2 a 4 dedos, o tamanho vai da sua preferência, se quiser da pra fazer até com aquela massa que já vem no formato redondo.
2. Coloque um pouco da proteína de soja defumada no centro e feche com a ajuda de um garfo, pode passar o dedo com um pouquinho de água na borda da massa para ajudar a colar.
3. Agora é só fritar, assar ou grelhar com um pouco de óleo na frigideira.
Bom jogo!
Se liga:
O preço da massa de pastel não muda conforme os ingredientes, seja com ou sem produtos de origem animal, o preço é o mesmo.
Não precisamos comer ou usar apenas soja, porém, a proteína de soja é nutritiva, saborosa, versátil e se assemelha muito a carne moída (o que para muita gente é importante) inclusive, as esfirras de uma grande rede famosa no Brasil usa proteína de soja misturada com carne.
Você pode rechear o pastel com queijo de mandioca, castanha de caju e até mesmo de aveia com tomate.