Bolinho de mandioca vegano para ver a Copa do Mundo feminina

Aprenda a fazer um delicioso bolinho de mandioca para acompanhar a copa do mundo de futebol feminino.

28 jul 2023 - 11h04
Foto: CanvaPro

Pode parecer um grande absurdo, mas em 14 de abril de 1941, Getúlio Vargas (presidente) baixou o Decreto-Lei 3.199, art 54, que proibia as mulheres de praticar esportes que não fossem "adequados a sua natureza", e mesmo que não estivesse escrito de forma clara, o futebol fazia parte dessa proibição.

As mulheres foram 40 anos restringidas, até que esse absurdo fosse revertido em 1979, mas só em 1983 aconteceu a regulamentação do futebol feminino. E a primeira seleção brasileira só deu as caras em 1988.

Publicidade

Se hoje, olhamos para o futebol feminino e estranhamos, não é porque o futebol é um esporte exclusivamente masculino, ou só homens sabem jogar bola, é devido ao atraso que foi imposto às mulheres ao longo da história. Elas foram proibidas por lei!

E como hoje, depois de muita luta, muito esforço, o mundo foi forçado a evoluir, as mulheres podem brilhar, pelo menos nos gramados, e fazer o que estão fazendo nessa Copa do Mundo, e mesmo com a desigualdade ainda presente, elas estão fazendo história e mostrando que podem fazer o que quiser.

E para prestigiar a Copa do Mundo feminina e essa grande conquista, nada melhor do que um petisco bem brasileiro, simples de fazer e sem ingredientes de origem animal, não é mesmo?!

RECEITA:

Publicidade

INGREDIENTES:

500 g de mandioca cozida

300g de proteína de soja ou jaca verde desfiada

1 tomate sem pele picado

2 colheres de sopa de óleo

1 cebola média picada

2 dentes de alho picado

Salsinha e cebolinha a gosto

Publicidade

Farinha de rosca para dar o ponto

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Óleo para fritar

1. Cozinhe bem a mandioca e amasse. Reserve.

2. Refogue a cebola e o alho picados e adicione o tomate.

4. Coloque a proteína de soja ou a jaca e deixe fritar um pouco.

5. Junte a mandioca.

Publicidade

6. Coloque a farinha de rosca aos poucos até dar o ponto de modelar, se tiver muita dificuldade para dar o ponto, pode colocar um pouco de farinha de trigo.

7. Faça bolinhas iguais e reserve em uma forma.

8. Frite em óleo quente até dourar bem.

Se liga:

Evite consumir frituras com frequência.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações