Antes de mencionar os atletas e provar por A mais B que é super possível ter uma alimentação sem nada de origem animal e ser atleta, vamos contar um pouco da nossa experiência pessoal.
Atualmente, utilizamos a bicicleta como principal meio de transporte, praticamos musculação e já realizamos longas viagens pedalando (130 km em um dia) e não tivemos nenhum problema, muito pelo contrário, a sensação de bem-estar é incrível. Jogamos bola desde criança e temos uma vida bem ativa, e muita gente pergunta sobre como nos sentimos praticando atividades físicas e esportes de modo geral.
A resposta é que depois que passamos a nos alimentar com mais variedade, comer mais frutas, legumes, vegetais, aumentar o consumo de arroz e feijão, e abandonar por completo produtos de origem animal, nossa disposição e rendimento melhorou muito. Um exemplo, é que antes do veganismo, a gente sempre sentia muita fadiga, cansava rápido e tinha pouca disposição.
Hoje temos muito mais resistência, até mesmo na academia o rendimento melhorou muito, e com uma rápida recuperação pós-treino. Além disso, é super possível ganhar massa muscular, mas isso podemos falar com mais profundidade em outro artigo. Caso você se sinta perdido ou perdida, assista ''Dieta de Gladiadores", na Netflix.
Nós não deixamos de ter uma alimentação bem diversificada, não ficamos sem comer e não abusamos de fritura, excesso de carboidrato, não comemos alimentos ultraprocessados, e isso ajuda muito. É claro que tem veganos e vegetarianos que não se alimentam direito e podem ter problemas na hora de praticar algum exercício, como qualquer outra pessoa.
Mas agora deixaremos a nossa experiência de lado, e trazer atletas profissionais de alto desempenho que são veganos e mantêm uma alimentação livre de produto animal e rica em vegetais.
Patrik Baboumian
Patrik é competidor na modalidade de força strongman armênio-alemão. Ele é considerado atualmente o homem mais forte da Alemanha. Ele participou do documentário ‘’Dieta de Gladiadores’’, sendo considerado também um dos homens mais fortes do mundo. Atualmente Patrik é vegano, mas ele foi vegetariano de 2005 a 2011.
Kyrie Irving
Um dos jogadores de basquete mais famosos dos Estados Unidos adotou uma alimentação vegana em 2016. O atleta mencionou que a sua performance melhorou muito após adotar uma dieta à base de plantas.
Chris Paul
Chris Paul é um jogador profissional de basquetebol estadunidense que atualmente defende o Phoenix Suns da NBA. Em 2021, ele foi homenageado como um dos 75 maiores jogadores da história da NBA e após participar do documentário Dieta de Gladiadores, ele escolheu uma alimentação baseada em plantas.
Em entrevista à Men's Health Chris disse: ''Até agora, tudo bem. Nada fácil. Mas, para mim, está funcionando. Comecei com base em plantas em junho [de 2019]. Eu fui radical, e te falo: fiquei ansioso. Pensei que precisava de uma asa de frango ou algo assim. Mas de alguma forma eu consegui. Tive a oportunidade de produzir um documentário chamado 'Dieta de Gladiadores', que fala sobre dietas baseadas em plantas e como isso ajuda os atletas''.
Ainda o armador do Suns complementou: “Eu me sinto muito bem agora. Eu acho que a maior mudança para mim são as dores. Comecei a malhar e a treinar, e cheguei às segundas, terças e quartas-feiras e pensei: não estou malhando o suficiente? Não estou treinando o suficiente? Por que não estou com dor? Não estou tentando dizer que você precisa fazer a dieta, mas tente.”
Scott Jurek
Scott Jurek que é vegetariano desde 1997 e vegano desde 1999, é um ultramaratonista americano, durante a sua carreira como atleta de alta performance, Jurek foi um dos corredores de ultramaratona mais dominantes do mundo, vencendo o Hardrock Hundred (2007), o Badwater Ultramarathon (2005, 2006), o Spartathlon (2006, 2007, 2008) e o Western States 100 Corrida de resistência de milha (1999–2005). Em 2010, no Campeonato Mundial de 24 Horas em Brive-la-Gaillarde, França, ganhou uma medalha de prata e estabeleceu um novo recorde nos EUA para distância percorrida em 24 horas com 165,7 milhas (um ritmo médio de 8 minutos e 42 segundos por milha).
Resumindo, Scott Jurek é um recordista que teve uma carreira exemplar sendo vegano. Scott cita sua dieta como a chave para seu desempenho atlético e recuperação.
Serena Williams e Venus Williams
Considerada atualmente como a tenista número 9 do mundo. Ela e sua irmã são multi campeãs (39 títulos em torneios) e já ganharam de diversas duplas, Serena além de conquistar 23 Grand Slams, ela derrotou 14 duplas. Ela se tornou vegana em 2012, por conta da descoberta de uma doença auto-imune chamada de Síndrome de Sjogren, essa síndrome costuma provocar muita fadiga e dores articulares. Dessa forma, ela decidiu mudar sua alimentação para continuar atuando nas quadras de tênis. Atualmente ela e sua irmã Venus são veganas.
Pega a visão:
Não adianta ser vegano e ter uma péssima alimentação, e querer ter um bom desempenho praticando atividade física. O veganismo e o bom rendimento só fazem sentido acompanhados de uma boa alimentação.
Não precisa ser um atleta profissional para ter uma boa alimentação, o básico que nos garante uma boa alimentação é relativamente acessível, como o arroz, feijão, macarrão, legumes, vegetais e algumas frutas (da época).